Major Vieira passa a oferecer máscaras gratuitamente em barreiras biológicas

O Prefeito de Major Vieira Orildo Antonio Severgnini (MDB), informou no programa de Rádio desta segunda-feira, 13, que serão oferecidas máscaras de proteção ao novo coronavírus de forma gratuita nas barreiras biológicas, que estão sendo realizadas no município. Ele ainda disse, que assinará um decreto nesta semana, que tornará obrigatório o uso de máscaras a partir desta sexta-feira, 17, por toda a população que for ao comércio.

O município, com a ajuda de voluntários, está confeccionando máscaras para distribuir de forma gratuita a toda a população. As máscaras serão entregues pelos agentes de saúde. De acordo com Severgnini, serão confeccionadas pelo menos 25 mil máscaras. “Vamos entregar duas máscaras para cada cidadão e vai ser obrigatório o uso delas a partir de quarta-feira”, afirmou o prefeito.

Sobre as Barreiras Biológocas.

Na tarde desta quarta-feira, 08, foi dado início a uma ação denominada de Barreira Biológica de Prevenção ao Coronvavírus (BBPC). A operação consiste em abordar os motoristas que entram na cidade, para realizar um simples questionário e medição de temperatura com aparelho infravermelho.

Nesta Sexta-Feira Santa, 10, o questionário, antes com doze perguntas foi reduzido para quatro, com o objetivo de facilitar na agilidade do processo.

De acordo com Luiz Gonzaga, Coordenador da Defesa Civil do Município, as perguntas são voltadas basicamente aos possíveis sintomas clínicos.

As indagações referem-se apenas a solicitação se a pessoa teve sintomas de coriza, dor no corpo, febre, e questiona se o indivíduo teve contato com alguém suspeito de estar com a covid-19. “Desta forma o questionário ficou mais prático e os visitantes menos tempo na fila”, explica Gonzaga.

Ele ainda informa que a ação está transcorrendo de forma tranquila, dentro do esperado e que desde o início da operação, já são seiscentas pessoas cadastradas, que entraram no município.

A Prefeitura Municipal salienta que não há proibição de entrada, porém, se for detectado algum ocupante do veículo com temperatura acima do normal (37ºC), a pessoa é encaminhada ao Posto de Saúde ou ao Pronto Atendimento Médico (PA).

São duas barreiras realizadas diariamente das 07h ao meio dia e das 13h às 18h sem previsão de término. Uma no trevo principal de acesso e outra na Rua Afonso Sobczak (Rua da Latco). A Rua Francisco Santos Veiga, que é a terceira via de acesso à cidade, ao lado do Auto Posto Denilson está interditada.

Luiz Gonzaga, disse que ações neste sentido, também serão realizadas no interior, onde há acessos ao município, que fazem divisas com Monte Castelo e Bela Vista do Toldo.

Estão atuando na ação, funcionários do município, Bombeiros e Policia Militar.

O objetivo é monitorar as pessoas que insistem, apesar das recomendações das autoridades, em passear ou visitar parentes no município, principalmente neste feriado de páscoa.

“O que estamos fazendo é apenas um controle sanitário para monitorar quem entra em Major Vieira. Não vamos barrar ninguém”, afirma o prefeito Orildo Severgnini.