Símbolos Municipais

Brasão Oficial do Município

O Brasão e seus significados.

O brasão de Major Vieira foi instituído pela mesma lei que oficializou a bandeira, assim como é de Arcinoé Antonio Peixoto de Faria a sua criação. O escudo em vermelho no centro do brasão reproduz as armas da família Vieira, lembrando o nome do fundador da cidade, Manoel Thomaz Vieira.

Encimando a parte principal do brasão aparecem duas araucárias como símbolo da madeira, uma das bases econômicas locais. Ainda na parte inferior há a estilização de um gado vacum, cuja criação também é um dos sustentáculos da economia do município. Entre os dois pinheiros e nas partes laterais inferiores aparecem ramos de erva-mate, historicamente outra fonte primária de renda.

As chaminés significam a indústria, notadamente a cerâmica. Os ramos que emolduram as chaminés indicam o fumo, um dos mais importantes produtos agrícolas locais e fonte de renda da maioria da população. O gole inferior indica a data de instalação do município.

Bandeira Municipal Oficial

A Bandeira e seus significados

A bandeira de Major Vieira foi instituída através da lei 380, de 11 de novembro de 1975, no governo do prefeito Victor Borges. Ela foi criada por Arcinoé Antonio Peixoto de Faria e é composta pelo brasão do município, representando o governo do município.

O círculo branco onde o brasão está inserido simboliza a cidade de Major Vieira e essa forma geométrica representa a eternidade, pois não tem princípio, nem fim.

A cor do círculo significa a paz, a amizade, o trabalho, a pureza e a religiosidade. As faixas brancas representam o poder municipal, enquanto as verdes remetem para a esperança, os campos e as colheitas. Os quartéis vermelhos representam as propriedades rurais, pois a cor vermelha simboliza a fertilidade, a dedicação, a coragem e a valentia.