Barreiras biológicas em Major Vieira reduzem tempo de espera nesta sexta-feira

Na tarde desta quarta-feira, 08, foi dado início a uma ação denominada de Barreira Biológica de Prevenção ao Coronvavírus (BBPC). A operação consiste em abordar os motoristas que entram na cidade, para realizar um simples questionário e medição de temperatura com aparelho infravermelho.

Nesta Sexta-Feira Santa, 10, o questionário, antes com doze perguntas foi reduzido para quatro, com o objetivo de facilitar na agilidade do processo.

De acordo com Luiz Gonzaga, Coordenador da Defesa Civil do Município, as perguntas são voltadas basicamente aos possíveis sintomas clínicos.

As indagações referem-se apenas a solicitação se a pessoa teve sintomas de coriza, dor no corpo, febre, e questiona se o indivíduo teve contato com alguém suspeito de estar com a covid-19. “Desta forma o questionário ficou mais prático e os visitantes menos tempo na fila”, explica Gonzaga.

Ele ainda informa que a ação está transcorrendo de forma tranquila, dentro do esperado e que desde o início da operação, já são seiscentas pessoas cadastradas, que entraram no município.

A Prefeitura Municipal salienta que não há proibição de entrada, porém, se for detectado algum ocupante do veículo com temperatura acima do normal (37ºC), a pessoa é encaminhada ao Posto de Saúde ou ao Pronto Atendimento Médico (PA).

São duas barreiras realizadas diariamente das 07h ao meio dia e das 13h às 18h sem previsão de término. Uma no trevo principal de acesso e outra na Rua Afonso Sobczak (Rua da Latco). A Rua Francisco Santos Veiga, que é a terceira via de acesso à cidade, ao lado do Auto Posto Denilson está interditada.

Luiz Gonzaga, disse que ações neste sentido, também serão realizadas no interior, onde há acessos ao município, que fazem divisas com Monte Castelo e Bela Vista do Toldo.

Estão atuando na ação, funcionários do município, Bombeiros e Policia Militar.

O objetivo é monitorar as pessoas que insistem, apesar das recomendações das autoridades, em passear ou visitar parentes no município, principalmente neste feriado de páscoa.

“O que estamos fazendo é apenas um controle sanitário para monitorar quem entra em Major Vieira. Não vamos barrar ninguém”, afirma o prefeito Orildo Severgnini.