Sob coordenação do CRAS, servidores e voluntários confeccionam máscaras.

O Centro de Referências de Assistência Social (Cras) de Major Vieira está realizando a confecção de máscaras de proteção ao novo coronavírus.

A iniciativa do Cras conta com o apoio e o trabalho de voluntários da sede e de diversas localidades do interior do município.

A Coordenadora do Cras, Aline Krisan, informou que até o momento, já são sessenta pessoas entre servidores públicos e voluntários envolvidos no processo de confecção, que estão recebendo os materiais necessários para a confecção das máscaras. “São sessenta pessoas trabalhando na produção até agora, mas esse número deve aumentar”, explica Aline.

As máscaras são feitas em tecido tricoline duplo, medindo 17x21cm, elástico do tipo roliço trançadeira e fio de costura.

Envolvida no processo, a psicóloga Alessandra Vieira, explica que a produção é feita em três etapas:

a)  Preparação do tecido;

b)  Corte em máquina a laser;

c)  Costura.

A Assistente Social Lucilda Chagas, que possui afinidades com a máquina de costura disse que a produção está a todo vapor. “Estamos trabalhando em três turnos. Das 8h às 12h, das 13 às 17h e das 18 às 21h para podermos produzir o máximo de máscaras por dia”, destaca Lucilda.

Enio Mota Pereira, morador da localidade do Palmital e um dos voluntários engajados na ação, entrou em contato com a administração para ajudar no corte dos tecidos. Enio possui uma máquina de corte a laser apropriada para realizar o trabalho. O equipamento tem capacidade para cortar tecido para 240 máscaras em apenas 10 minutos. Segundo Aline, para cortar manualmente a mesma quantia, seriam necessárias de duas a três horas.

Segundo o prefeito municipal Orildo Antonio Severgnini (MDB), serão 25 mil máscaras produzidas, que serão distribuídas gratuitamente a toda população e a quem entrar no município onde há barreiras biológicas. “Vamos entregar duas máscaras para cada cidadão e vai ser obrigatório o uso delas a partir de sexta-feira”, afirmou o prefeito.

Na manhã desta segunda-feira, 13, Severgnini informou no programa de Rádio, que assinaria um decreto nesta semana, o qual torna obrigatório o uso de máscaras a partir desta sexta-feira, 17, por toda a população que for ao comércio.