“Um Conto de Natal” em Major Vieira emociona e encanta público

Na noite desta terça-feira, 11, a Prefeitura Municipal de Major Vieira por meio da Secretaria de Educação Cultura e Desporto, realizou o evento “Um Conto de Natal”.

A atração reuniu um grande público, que lotou a rua Argemiro Borges em frente ao Paço Municipal.

O Grupo Musical de Major Vieira, “Chamego do Bom”, abriu o evento com a canção natalina, “Natal de Jesus”.

Alunos da Creche Municipal Estephânia Sjabelski, Escola Municipal Tia Chiquinha (sede), Escola Básica Dráusio Celestino Cunha (Rio Claro), e da Escola de Ensino Fundamental Frei André Malinski (Rio Novo), apresentaram peças teatrais e músicas natalinas. Além dos alunos da rede municipal de ensino, houve apresentações de populares e do Grupo de Danças de Major Vieira, este coordenado pelas professoras Larissa Maiewski e Simone Gonçalves.

Com uma decoração delicada e com o espírito natalino o evento fez com que o público sentisse a magia do Natal.

A novidade desse ano foi o Grupo Mototóti de Porto Alegre, RS, que encenou a peça teatral “Folia de Reis”, que faz parte do Projeto Vencer, uma iniciativa da West Rock, de Três Barras, SC. A peça circula pelo Sul do Brasil desde 2012 e já foi vista por milhares de pessoas, fazendo inclusive parte da programação do Natal Luz, em Gramado, RS.

Neste espetáculo, o Grupo se aventura não só no universo do teatro, mas também na musicalidade própria das tradições do Natal e dos Ternos de Reis.

Folia dos Reis conta, através do olhar dos Reis do Oriente, e com uma boa dose de humor, a história já tão vista e conhecida do nascimento do Deus Menino. Traz à cena também os personagens centrais do Natal: José, Maria, Gabriel, e, claro, o Filho do Rei! Todo o trabalho é permeado por canções conhecidas, incitando o público a participar deste momento de celebração, que é o Natal.

Após o grupo Mototóti, o Papai Noel chegou em veículo Puma, distribuiu presentes para às crianças e tirou fotos com elas. Pra fechar a noite, novamente o conjunto “prata da casa”, Chamego do Bom animou o público com seu repertório, gauchesco e sertanejo.

Para o Secretário da Educação Laercio Sobczack, que esteve à frente de todo o processo de idealização e montagem do projeto, foi um desafio que deu muito certo. “Em nome de toda a equipe, quero agradecer a todos que se dedicaram para que o evento fosse realizado. Essa festa merece esse carinho especial, não medimos esforços para que tudo saísse como planejado. E deu tudo certo. Foi um sucesso”, comemorou Sobczack. “Desejamos que o natal possa ser o renascimento da esperança, da fé, do amor,- e que o ano novo seja de muita paz a todas as famílias Majorvieirenses”, finalizou.

O gerente da unidade do Sesc Canoinhas Cristiano Cezar Drager, enfatizou a parceria entre Major Vieira e o Serviço Social do Comércio (SESC). “Para nós do SESC é uma alegria estarmos aqui com vocês nesta noite. Obrigado prefeito Orildo pela confiança no nosso trabalho e pela parceria, obrigado ao secretário Laercio, e a West Rock que é investe neste projeto. Aqui com certeza deve ter algum aluno, que assistiu ao espetáculo de contação de estórias com o Emiliano, na semana passada. E hoje vocês puderam assistir o grupo Mototóti, um grupo que também é parceiro do SESC”. Mais uma vez, obrigado prefeito”, finalizou Cristiano.

O prefeito de Major Vieira Orildo Antonio Severgnini (MDB), elogiou a equipe organizadora. “Quero agradecer e parabenizar a todos da minha equipe que se envolveram neste projeto,- e quero agradecer também ao pessoal do SESC, na pessoa do Cristiano e da Polyanna, que intermediaram a vinda do grupo Mototóti até a nossa cidade”, disse o prefeito.

Além de agradecer, Severgnini falou sobre outra parceria com o SESC, referindo-se ao caminhão “Saúde Mulher”, que permaneceu durante 45 dias no município, e atendeu as mulheres oferecendo exames de mamografia e preventivo papanicolau. Por fim desejou feliz natal e bom ano novo a toda população.