MAJOR VIEIRA REALIZA II CAMPANHA: UNIDOS PELA VIDA

Aconteceu na manhã do dia 21/09 no Centro Comunitário de Major Vieira a “II Campanha Unidos Pela Vida”, promovida pela Rede Municipal de Atendimento em parceria com a Prefeitura Municipal, em alusão ao Setembro Amarelo.

Estiveram presentes no evento mais de 250 pessoas sendo: Alunos da Rede Municipal de Ensino pertencentes às Escolas Frei André Malinski e Dráusio Celestino Cunha, alunos da Escola de Educação Básica Luiz Davet, alunos do Coral Vozes da Nossa Terra, Diretoras da Escolas Municipais, Estadual, Creche e APAE, Secretários Municipais, Vereadores, CRAS, Conselheiros Tutelares, e Grupo de Idosos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF e membros da Rede Municipal de Atendimento.

O evento teve sua abertura com a palavra do Prefeito Municipal Adilson Liszkosvski que destacou: “como é importante cada um de nós ficar atento aos sinais que uma pessoa pode nos dar, de que ela não está bem. De repente podemos perceber que um amigo nosso, ou um conhecido, anda triste, aborrecido, mais quieto que o normal. As vezes, não custa nada, perguntar como está é só a gente dar um pouco mais de atenção, um abraço, ou simplesmente ficar perto. Uma atitude nossa, assim, tão simples, pode evitar que uma pessoa cometa suicídio”.

Na sequência houve a apresentação de duas lindas músicas cantadas pelo “Coral Vozes da Nossa Terra”, coordenado pelo o Professor Vitor Eduardo Abuda Wendt.

Logo após o Dr. Natanael de Oliveira Gonçalves Silva, realizou uma palestra sobre Depressão e Suicídio.

O evento foi abrilhantado pelo Grupo de Teatro da Turma do 8⁰ I, orientados pela professora Graziele da Escola de Educação Básica Luiz Davet. Além da distribuição de frases motivacionais e sorteio de bombons.

Logo após foi servido um delicioso coffee break aos presentes no evento.

Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.

Apesar de o assunto ser delicado, é importante conversamos sobre o suicídio e maneiras como preveni-lo. Muitas pessoas pensam que esse ato é uma realidade distante e que afeta poucas pessoas, mas, infelizmente, os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram o contrário. De acordo com a OMS, a cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio em algum lugar do nosso planeta. Isso significa que, em um ano, mais de 800 mil pessoas perdem sua vida dessa forma.”

Lembre-se sempre que VOCÊ É AMADO, VOCÊ É ESPECIAL, VOCÊ É IMPORTANTE!