SDR Canoinhas realiza reunião do CDR em Major Vieira

O município de Major Vieira sediou na tarde desta sexta, dia 18, no Centro Comunitário, reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Canoinhas. O encontro reuniu prefeitos, conselheiros, deputado estadual Antônio Aguiar, imprensa e representantes do Governo do Estado na região.

No início dos trabalhos o secretário regional Ricardo Pereira Martin destacou a importância do público presente, bem como das entidades governamentais da região, que dão mais força as reuniões do Conselho. Em seguida o prefeito anfitrião, Israel Kien, desejou boas vindas aos representantes dos municípios da região.

O deputado estadual Antônio Aguiar enfatizou em sua fala a importância da descentralização no Estado. “As SDRs tem papel fundamental junto com os municípios, de buscar recursos junto ao Governo, facilitando assim o desenvolvimento de todas as regiões”.

A primeira apresentação da tarde foi da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), sobre o projeto Rondon. Fábio Calliari explicou que o projeto é de integração social, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carente e ampliem o bem estar da população. Em sua apresentação explicou sobre atuação do Projeto Rondon em todo Estado. “Queremos em 2014 implantar este projeto no Planalto Norte. Estaremos de 12 a 22 de fevereiro nas SDRs de Canoinhas e Mafra, com os acadêmicos para desenvolver o projeto nos municípios”. Calliari explicou como será a contrapartida dos municípios para participação neste projeto.

O secretário regional Ricardo Pereira Martin frisou também sobre interesse em realizar parceria com a Udesc para criação de um pólo avançado na região, com instalação do Ensino a Distância.

Apresentação de Projetos

Major Vieira: prefeito Isarel Kien solicitou R$ 10 mil para aquisição de utensílios domésticos de cozinha para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município.

Porto União: apresentou dois projetos. Os representantes da Casa de Apoio Amor Fraterno Família Zalewski, Claudino Berlotti e Adélio Rzewuski, solicitaram o valor de R$ 150 mil para aquisição de materiais de acabamento para futura instalação da sede definitiva da Casa de Apoio. E prefeito Anízio de Souza também solicitou o valor de R$ 200 mil para investimentos na infraestrutura turística da cidade.

Canoinhas: solicitou R$ 80 mil para financiamento de produtos rurais para projetos de investimentos na pecuária de leite, por meio da Regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Bela Vista do Toldo: prefeito Gilberto Damaso da Silveira solicitou aquisição de equipamentos agrícolas, sendo duas calcareadeiras e duas conchas traseiras, no valor total de R$ 40 mil.

Três Barras: foram apresentados dois projetos solicitando R$ 50 mil para aquisição de um veículo Kombi para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município; e mais R$ 120 mil para formalização de convênio com o Governo do Estado para construção do trevo de acesso a localidade de Barra Grande, no Km 6.