Secretários de Educação se reúnem em reunião do Colegiado da AmplaNorte

Os secretários de Educação dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AmplaNorte, reuniram-se nesta quarta-feira (16) para tratar de temas de interesse comum entre os municípios.

O encontro aconteceu em Mafra, nas dependências da Associação, e contou com a presença dos secretários municipais de Educação de Canoinhas, Mafra, Major Vieira (Silmara Ruthes Zabudoski), Monte Castelo, Irineópolis e Bela Vista do Toldo.

Um dos temas abordados foi a questão da alimentação escolar. De acordo com o secretário executivo da AmplaNorte, Hélio Daniel Costa, a Associação tem como meta promover na região a integração de produtos oriundos da agricultura familiar  na merenda dos alunos das redes públicas municipais, gerando melhorias na economia e promovendo o desenvolvimento sustentável dos municípios.

O transporte escolar foi outra questão debatida no encontro, onde os presentes puderam trocar ideias de como buscar mais recursos para esta área, possibilitando mais investimentos em outros setores da Educação – como capacitações e melhorias na infraestrutura, já que atualmente os municípios arcam com grande parte do custo do transporte dos alunos da rede estadual de ensino.

“Decidiu-se que a AmplaNorte irá elaborar um documento regional, com dados de todos os municípios, o qual deverá ser entregue pessoalmente por representantes da Associação e pelos secretários de Educação junto ao Governo do Estado, em Florianópolis, a fim de unir forças para buscar soluções para esta questão”, explica o secretário executivo.

O encontro contou ainda com a apresentação da consultora do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, Maria Bottega, a qual fez uma explanação sobre o Programa Arca das Letras, propondo aos municípios parcerias para implantação de bibliotecas rurais nos municípios, com o objetivo de promover a leitura e a cultura.

Arca das Letras

Criado em 2003 pelo MDA, o programa Arca das Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (escolas, associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.