Secretaria de Saúde de Major Vieira prepara Plano para Emergências em Saúde Pública

A Prefeitura Municipal de Major Vieira, através da Secretaria Municipal de Saúde, se fez presente nesta terça-feira, 12 de março, na Capacitação sobre Vigilância em Saúde  dos Riscos Associados aos  Desastres ( VIGIDESASTRES).

Eventos recentes de desastres naturais em Santa Catarina, demonstram um constante de situações que assolam nosso Estado.

Enchentes, inundações, deslizamentos, tornados, estiagem, etc, tem se repetido de forma rotineira, trazendo muitos prejuízos à nossa população. E o perigo de proliferação de doenças infecto contagiosas aumenta da mesma forma.

E a Saúde Pública, em especial a Vigilância Sanitária, precisa responder de forma rápida e eficiente a essas situações.

A capacitação contou com simulação de situações reais que aconteceram no final do ano passado e início desse ano de 2024, e quais são as sugestões para responder de forma urgente e eficiente a essas calamidades.

Major Vieira está construindo o seu Plano de Preparação e Resposta para Emergências em Saúde Pública (PPR-ESP), que terá ação multissetorial, em parceria com os demais órgãos de Defesa Civil do município.

Os servidores da Vigilância Sanitária, de Endemias e Segurança  Epidemiológica, juntamente com o Secretário de Saúde Nilson Sousa , ficaram responsáveis por desenvolver PPR-ESP para o nosso município de Major Vieira.