Atendimentos eletivos estão suspensos até segunda ordem

A Prefeitura de Major Vieira através da Secretaria Municipal de Saúde informa:

Conforme determinação da Secretaria de Saúde do Estado, segue as seguintes informações: Considerando a atual situação em relação a pandemia do Coronavírus (Covid-19);

Considerando as recomendações emitidas pelo COES – Centro de Operações e Emergência em Saúde desta Secretaria de Estado da Saúde que atua em conjunto com a Defesa Civil, nas tratativas sobre as medidas preventivas, o fluxo de prevenção ao COVID19 para pacientes suspeitos/confirmados internados ou não, e recomendações quanto aos cuidados necessários para a proteção dos profissionais de saúde das unidades;

Diante do cenário atual, esta Superintendência de Hospitais Públicos Estaduais (SUH), determina o seguinte: As consultas ambulatoriais, exames e cirurgias eletivas devem ser adiados até segunda ordem para reduzir a circulação de pessoas em ambiente hospitalar, exceto para procedimentos/cirurgias improrrogáveis como consultas/retornos e exames oncológicos, que não cause prejuízos a saúde do paciente.

Por determinação do Secretário de Saúde do Estado de SC, em comunicado COVID 19 02/2020, ficam temporariamente suspensos os atendimentos eletivos (ambulatoriais e cirúrgicos). Esse comunicado encaminhado a todas as secretarias de saúde e hospitais do estado abrange consultas, exames e cirurgias eletivas.

A suspensão começou no dia 21/03, portanto consultas eletivas e demais especialidades estão suspensas. Para facilitar o entendimento, veja a seguir as definições de cada um:

Emergência – Casos em que há ameaça iminente à vida, sofrimento intenso ou risco de lesão permanente, havendo necessidade de tratamento médico imediato;

Urgência – Situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento;

Procedimento eletivo – Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência. Comunicaremos assim que os atendimentos voltarem à normalidade. Assim sendo, solicitamos a essa Direção cumprimento e divulgação das medidas em vigor, até segunda ordem.