Alunos da Rede Estadual de Ensino em Major Vieira assistem a palestras sobre prevenção da gravidez na adolescência

A Prefeitura de Major Vieira, por meio da Secretaria Municipal da Saúde com iniciativa da Rede Municipal de Atendimento do município, realizou na quarta-feira, 11 de março, uma palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência.

Puderam participar os alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, do 1º ao 3º anos do ensino médio e alunos do magistério.

As palestras ocorreram nas Escola de Educação Básica Luiz Davét (EEBLD), na sede e Escola Básica Dráusio Celestino Cunha (EBDCC), na localidade do Rio Claro, que é uma escola da Rede Municipal de Ensino, mas no período noturno funciona como extensão da EEBLD.

O objetivo é informar aos alunos sobre a prevenção da gravidez na adolescência, e as consequências que ela [a gravidez] pode gerar nesta fase da vida.

Palestraram, a enfermeira Mariane Liller, a psicóloga Fabíola Coferi e médica Valéria Panigada.

A gravidez precoce é um problema de saúde pública, uma vez que causa riscos à saúde da mãe do bebê e tem impacto socioeconômico, sendo considerada de alto risco, pois a adolescente não está preparada nem física nem mentalmente para ter um bebê e assumir a responsabilidade da maternidade.

Mas as consequências de uma gravidez na adolescência não implicam somente para as meninas adolescentes, também tem grande impacto para os meninos adolescentes, pois as responsabilidades aumentam, principalmente no momento em que tornam pais e constituem uma família. Mesmo se encontrando na fase da adolescência, se veem como adultos, pois passam a se dedicar ao trabalho e não apenas “curtir a vida”.

Diante disso, torna-se fundamental formar e informar aos jovens, para que se tornem capazes de tomarem decisões maduras e responsáveis.