Major Vieira realiza 1ª conferência sobre segurança alimentar e nutricional.

Major Vieira avançou em mais um passo para ingressar no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).  Profissionais de diversos setores governamentais e da sociedade civil participaram da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, uma das etapas para a adesão. O encontro, promovido pela Prefeitura Municipal por meio das Secretarias de Administração e Assistência Social e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), aconteceu nesta quinta-feira, 29 de agosto, no Centro Comunitário.

A conferência é um espaço de debate das políticas que envolvem a questão da segurança alimentar e nutricional, de como o município irá desenvolver as políticas públicas e como a sociedade pode participar. Segundo a secretária Municipal de Assistência Social Mariz Isabel Richter, a conferência visa discutir o direito à alimentação adequada, livre de propriedades nocivas à saúde e que todos tenham acesso ao alimento.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Major Vieira, Jucelino Wojciechowski, abriu a Conferência destacando a importância dos alimentos de qualidade na vida da população. “É com grande satisfação que hoje estamos aqui reunidos para realizar a 1ª conferência municipal de segurança alimentar e nutricional, hoje damos o primeiro passo para efetivação da politica de segurança alimentar em Major Vieira. É direito de todos o acesso a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Precisamos nos unir para garantir esse direito.

Precisamos fortalecer a agricultura familiar e combater o uso de agrotóxicos

Precisamos incentivar o cultivo e o uso de sementes crioulas e nativas.

Precisamos garantir comida de verdade.

E, que desta união entre agricultores, trabalhadores, associações, prefeitura e consumidores, sejam elaboradas hoje, muitas propostas que venham ao encontro das necessidades do nosso município”, Disse Wojciechowski.

Houve palestra com o tema “Vozes, Direitos e Fome”, ministrada pela Assistente Social de Canoinhas, Jéssica de Jesus Vieira e pela Engenheira Agrônoma também de Canoinhas, Claudia Sdrzeviesk.

No encontro houve a leitura de propostas, que foram divididas em quatro eixos:

1º Vozes, direitos e Fome: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar.

2º Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública.

3º Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

4º Avaliação entre as propostas da 5ª CESAN e o PESAN: avanços, desafios e prioridades.

Representantes eleitos.

Delegados governamentais: Alexsandra de Castro, Patricia Lucachinski, Cinézio Lepchack e Ana Keila Moreira.

Sociedade civil: Vilmar Marques dos Santos;

Maria de Fatima Muck Oliveira;

Calinda Rosa Leite Cavalheiro;

Dirce Maria Demetrio Schaphauser;

Josnei dos Santos;

Amilton José dos Santos;

Rosy Terezinha Kachimareck e

Francisco Juraszeki.

As pessoas eleitas vão representar o município na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada nos dias 29 e 30 de outubro deste ano em local ainda não definido.

No final do evento foi servido café da tarde a todos os presentes.