Proerd forma mais de 138 alunos em Major Vieira

A Polícia Militar de Canoinhas formou na noite desta segunda-feira (15), no Centro Comunitário do município de Major Vieira, 138 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

O Programa Proerd é realizado em todos os municípios que compõem a SDR Canoinhas em parceria com a gerência regional de Educação, secretarias municipais de Educação e a Polícia Militar de Canoinhas.

O programa contempla alunos que freqüentam o 5º ano do Ensino Fundamental e totaliza no programa onze lições que enfatizam a prevenção ao uso de drogas e as formas de resistência.

“É uma lição de duas horas por semana e trabalhamos nos alunos participantes o desenvolvimento de sua própria capacidade de posicionar-se contras as drogas”, destaca  o subtenente Policial Militar João Francisco Krull, coordenador do Proerd na região.

A entrega dos certificados foi realizada pelo tenente coronel do 3º Batalhão da Polícia Militar, Mário Renato Erzinger e autoridades locais. A ganhadora da bicicleta em Major Vieira, foi a aluna formanda Luana Porfírio da Luz.

Segundo informações do coordenador, em Major Vieira foram seis turmas formadas com a participação de seis escolas municipais e uma escola estadual.

Saiba mais sobre o Programa

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas, e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. O programa é coordenado pela Polícia Militar, em que policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado.

O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar, e busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.

O Proerd tem por base o projeto norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education (Educação para resistir ao abuso de drogas), criado em 1983. No Brasil, o DARE chegou em 1992, recebeu adaptações para a realidade cultural brasileira e começou a ser executado na Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), quando recebeu o nome Proerd.

Em Santa Catarina, o programa foi implantado em 1998 e formou mais de 4 mil crianças catarinenses no primeiro ano. Em 2011, atingiu a marca de 1 milhão de crianças formadas. Além da presença em sala de aula, os educadores do Proerd alcançam o entorno social da escola, orientando e participando de reuniões e palestras para a comunidade.

* Crédito fotos: Assessoria de Comunicação Polícia Militar de Canoinhas

Informações adicionais: