Agropecuaristas de Major Vieira vão participar de concurso de sólidos

Em virtude do 6° “Encontro Regional de Famílias”, evento do Programa Planorte Leite que acontecerá no domingo,18 de agosto, na cidade de Santa Cruz do Timbó/SC, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Major Vieira, realizou coleta de amostras de leite em algumas propriedades rurais de Major Vieira, que vão participarem do Concurso de Sólidos, evento que visa identificar os animais com maior porcentagem de sólidos lácteos totais (gordura, proteína e lactose) no leite produzido.

As amostras foram coletadas em duas ordenhas de cada animal, seguindo um critério rigoroso para que fossem animais de primeira cria e bem higienizadas, para evitar qualquer tipo de contaminação. As ordenhas foram realizadas separadamente dos demais animais, o leite homogeneizado e a amostra coletada para o concurso, sendo enviadas de acordo com cada raça e demais informações para concorrer em suas determinadas categorias.

Esse trabalho foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente através do Engenheiro Agrônomo Cinézio Lepchacki; do Médico Veterinário Filipi Oliveira Floriano; da Diretora de Agricultura e Pecuária Tatiane Guedes e do Engenheiro Agrônomo do escritório local da EPAGRI, Jeferson de Alcântara Castilho Venâncio. Para Tatiane Guedes, participar do concurso e levar o nome do município é motivo de orgulho.

“Ficamos muito felizes em poder levar o nome do nosso município e a qualidade do leite produzido aqui para concursos como este, pois, além de tudo quem ganha é o produtor de leite ao obter uma análise completa do que está sendo produzido em sua propriedade, o que é sem dúvida um grande passo para o setor leiteiro de Major Vieira”, destacou Tatiane.