Evento “Saúde do Homem” em Colônia Ruthes supera expectativa e surpreende organizadores

Na manhã desta sexta-feira, 30, foi realizado no pavilhão da igreja católica de Colônia Ruthes, interior do município de Major Vieira, o evento “Saúde do Homem”, que tem por objetivo alertar e incentivar os homens a cuidarem mais da saúde e principalmente se ater aos cuidados contra o câncer de próstata, doença que é a segunda maior causa de morte no Brasil entre homens. Duzentas e oitenta pessoas compareceram, superando a expectativa dos organizadores que esperavam em torno de duzentos homens.

O evento foi realizado através de parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Produtores Rurais de Major Vieira e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

O presidente do Sindicato João Francisco de Mattos abriu o evento dizendo que o produtor rural, esquece de cuidar da saúde, mas não esquece de cuidar das máquinas.

“Cuidamos mais das nossas máquinas lá na lavoura do que da nossa própria saúde” alertou Mattos.

O prefeito municipal Orildo Antonio Severgnini, falou sobre a importância da realização dos exames que diagnosticam o câncer de próstata e falou sobre o câncer que enfrentou há doze anos.

“A próstata é traiçoeira, e o câncer não dá sintoma nenhum.

Eu já estaria morto há doze anos se não tivesse feito um exame simples como é o PSA. Não é verdade Dr. Juliano”? Solicitou a confirmação.

Ele insistiu para que todos realizassem o procedimento para o exame de PSA. “Gente, aproveitem esta oportunidade. Façam os exames. Evitem o sofrimento. E mais, evitem o sofrimento das suas famílias. Muitos por preconceito sofrem e acabam morrendo”, cobrou Severgnini.

Carine Weiss Supervisora do SENAR da região norte do Estado de Santa Catarina, também ressaltou a importância de se fazer o exame. “É preciso quebrar esse tabu, vocês homens precisam e devem se prevenir mais”, disse Carine.

Antes da palestra com o médico urologista, a professora de educação física Larissa Maiewski, falou sobre a importância de uma vida saudável e fez com que todos realizassem exercícios de alongamento.

O médico urologista Juliano Brasil, palestrou durante 40 minutos, passando informações sobre como são realizados os exames e como evitar a doença ao longo da vida. Segundo o profissional, os homens morrem mais do que as mulheres por não cuidarem da própria saúde.

“Os homens não cuidam da saúde como as mulheres. Muitos até se acostumam com algum tipo de dor e só procuram um médico quando não aguentam mais. Vamos evitar isso, vamos deixar de lado o preconceito e fazer os exames”, disse Brasil.

A médica Dra. Valéria Panigada, falou sobre a importância de se fazer exames para se ter o diagnóstico correto e assim o tratamento obter êxito. “Vocês sabiam que de cada dez mortes, sete são homens. E sabem por quê? Porque o homem se cuida menos. Vamos nos cuidar mais. Evitar o fumo, diminuir o sal, fazer exercícios, enfim, vamos levar uma vida mais regrada”, disse Valéria.

O odontólogo Marcelo Freitas Bastos, ministrou palestra sobre saúde bucal, reforçando a importância de ir ao dentista regularmente para que a saúde bucal não sofra prejuízos.

Enquanto o público assistia às palestras, a equipe de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde realizava coleta de sangue para exame PSA. O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

No fim do evento houve apresentação de gaiteiros da região e foi servido almoço gratuito.