Audiência Pública sobre Universidade Federal Fronteira Sul será nesta segunda-feira (28)

Os moradores do Planalto Norte estão convidados a participar de uma importante Audiência Pública que pode mudar o rumo da Educação, economia e do desenvolvimento da região.

Nesta segunda-feira (28) será realizada, na Associação Desportiva Classista RIGESA, em Três Barras, a partir das 19h, a Audiência Pública para discutir a implantação de um Campus da Universidade Federal Fronteira Sul no Planalto Norte. A reunião será realizada nos moldes da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e presidida pelo propositor da mesma, Deputado Federal Pedro Uczai, em conjunto com a AMPLANORTE.

Esta Audiência é resultado da viagem a Brasília, feita no início do ano pela comitiva da AMPLANORTE, presidida por Aldomir Roskamp, prefeito de Monte Castelo e presidente da entidade.

Durante a Audiência a região apresentará a demanda sobre quais cursos são necessários e também as condições dos municípios para receber a Universidade. Na ocasião será apresentado também o contexto sócio econômico da região do Território da Cidadania, Programa Federal, cujos municípios de Major Vieira, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Porto União, Irineópolis, Três Barras, Bela Vista do Toldo e Canoinhas estão inseridos. A região caracteriza-se pelo baixo nível de investimentos federais e estaduais, falta emprego, tem pouco dinamismo econômico.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública e popular e as graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva.