PESQUISA DE SATISFAÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR MUNICIPAL DE MAJOR VIEIRA

Foi aplicada no mês de dezembro de 2013 a Pesquisa de Satisfação da Alimentação Escolar nas escolas municipais de Major Vieira, sendo: Dráusio Celestino Cunha (Rio Claro), Frei André Malinski (Rio Novo) e Tia Chiquinha (Centro) referente a todo ano de 2013.

O questionário foi aplicado pela Nutricionista Marília, responsável pelo programa da Alimentação Escolar. Foi aplicado um questionário para cada turma, onde os alunos chegavam ao acordo de uma mesma resposta, tendo a opção de: “Satisfeito; Nem satisfeito/Nem insatisfeito e Insatisfeito”.

Foram avaliados os itens relacionados ao cardápio, a quantidade servida, a aparência, o sabor, temperatura dos alimentos servidos, atenção das pessoas que auxiliam no servimento, o local das refeições, limpeza dos utensílios, limpeza do local que é realizada as refeições, o tempo destinado às refeições, a organização na hora do servimento, também foi avaliado se os alunos repetem a merenda e se fazem alguma refeição antes de irem para as escolas, ou se ficam almoçando quando tem algum projeto no contra turno.

Veja o percentual do resultado geral na galeria de arquivos:

– De uma avaliação geral os itens com maior grau de satisfação foram com relação ao cardápio, ao sabor e aparência das preparações, a higiene, a quantidade servida, e também em relação ao local das refeições; todos os alunos responderam que repetem a merenda por ser muito gostosa.

– E com menor grau de satisfação ficaram: limpeza dos utensílios (que as vezes esta molhado, pois de acordo com as normas de higiene os utensílios não podem ser secados com panos e sim naturalmente), limpeza do local (pois nas escolas do interior os passarinhos fazem muita sujeira); em relação a organização das filas para se servirem no horário do lanche que muitas vezes é desorganizada, e em relação ao tempo que eles tem para lanchar, que acham pouco.

– A escola que teve maior grau de satisfação e menos inconformidades foi a escola Drausio Celestino Cunha.

Esta pesquisa é aplicada todos os anos é de extrema importância para podermos ir adaptando os cardápios conforme a aceitação dos alunos através das sugestões e reclamações citadas por eles e assim melhor atendê-los; dentro das quantidades necessárias de nutrientes e também dentro da cultura da nossa região; sendo bem variado e com diversidade de frutas e verduras, contudo alimentos saudáveis para o bom crescimento e desenvolvimento da criança.

Dentre o lanche das escolas servimos também todos os dias pela manhã biscoitos com achocolatado ou leite (conforme aceitabilidade) como café da manhã, pois muitas crianças vão para escola sem se alimentar, é servido também almoço para alunos que participam de projetos na escola, e ficam no contra turno; temos também cardápios adaptados para os alunos com Diabetes e com alergia da proteína do leite.