Major Vieira realiza 7ª Campanha do Lixo Eletrônico.

Nesta quinta-feira, 25, foi realizada no município de Major Vieira a coleta de lixo eletrônico. A parceria ocorreu entre a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Secretaria Municipal de Educação, através das escolas da rede municipal de ensino.

No período da manhã, um caminhão ficou estacionado em frente à praça central da cidade, onde a população pôde trazer os eletrônicos que possuíam para descarte. De acordo com a Diretora do SPC e representante da CDL Laudelir Stopa, foram recolhidos 5.114 itens.

Ao longo dos meses de agosto e setembro a população tinha a opção de levar o seu lixo eletrônico e deixar nas escolas. A comunidade do Rio Claro onde fica a Escola Drausio Celestino Cunha reuniu 2.158 ítens, no Rio Novo a Escola Frei André Malinski reuniu 2.054 e na sede, na Creche Municipal Estephânia Sjabelski foram recolhidos 85 itens e na Escola Municipal Tia Chiquinha, 847.

Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental. São aparelhos ou peças que não tem mais conserto, basicamente tudo o que é ligado em uma tomada e precisa ser descartado de forma correta sem agredir o meio ambiente.

A calhar.

Em Major Vieira existe o Programa Estimulando o Saber (PES), que atende alunos da rede municipal de ensino no contra turno das aulas. No segundo semestre de 2018 o tema era justamente “O meio Ambiente”.

No PES, os alunos tem a oportunidade de aprender e desenvolver projetos como artesanato, onde os trabalhos são realizados a partir de materiais reciclável. As peças construídas pelos alunos foram expostas em praça pública para a população apreciar e conhecer o trabalho dos alunos no projeto.