Major Vieira Recebe Mapeamento de Áreas de Risco

O Governo do Estado, através das secretarias de Defesa Civil e Planejamento, deu um grande passo para a segurança dos catarinenses. Major Vieira recebeu nesta sexta-feira, 10, o mapeamento de áreas de risco. A ação contou com a parceria da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e identificou as áreas suscetíveis à inundação e movimentação de massa.

“A idéia é que o projeto atenda demandas que vão além da Defesa Civil do Estado, como o uso pelos municípios e outras áreas de planejamento e gestão territorial”, disse o engenheiro cartográfico da SPG, Thobias Leôncio Rotta Furlanetti.

O Mapa de Setorização é apenas a primeira parte do diagnóstico de risco a ser desenvolvido no Estado. No total foram investidos cerca de R$ 4,7 milhões. O projeto compreende a elaboração e entrega de cartas de suscetibilidade, mapeamento de perigo e risco baseado na metodologia desenvolvida com o governo japonês no Projeto Gides (Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos e Desastres) e modelagem de suscetibilidade.