Professores da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada

CONSTRUINDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO REALIZAM 16 HORAS

DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Esta foi uma ação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto cumprindo a meta 15 do Plano Municipal de Educação:  PROMOVER  Formação continuada aos professores, garantindo a valorização profissional. Foram dezesseis horas de Formação, nos dias 16 e 17 de julho, tendo como Tema: Construindo Praticas Pedagógicas Inclusivas.

Participaram todos os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Series Iniciais e Finais, Direção Coordenação Pedagógica, Monitores e Estagiários das Escolas e Equipe da Secretaria De Educação. Integraram também o grupo, todos os professores da APAE, totalizando 96 profissionais da Educação.

O trabalho foi desenvolvido pela professora Edite Sehnem, da cidade de Florianópolis.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Educação Especial – Práticas Inclusivas – FACVEST – Lages.  De sua longa trajetória profissional, cabe-nos destacar a atuação na Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, onde ocupou as funções de Professora, coordenadora do Centro de Ensino e Aprendizagem, Integradora de Educação Especial e Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas, bem como a participação na elaboração da Política de Educação Especial de Santa Catarina e do Programa Pedagógico, ambos definidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE e Secretaria de Estado da Educação – SED.

A Formação Construindo Praticas Pedagógicas Inclusivas, surge do Desafio em trabalhar as Diferenças nas Escolas e garantir o Direito Plural da criança que chega nas salas regulares. Diante das diversidades, com muita frequência, somos desafiados a repensar o nosso trabalho pedagógico, pois não sabemos tudo, com isso, buscamos o aperfeiçoamento, para desenvolvermos um bom trabalho com os alunos majorvieirenses.

Foram 02 dias de muito estudo, a professora Edite conduziu os trabalhos, dividindo os momentos em parte teórica e se utilizou de dinâmicas e vídeos. Os professores tiveram oportunidade de refletir sobre sua pratica, discutir em grupos e apresentar suas impressões, e reflexões. O grupo de 96 pessoas, manteve-se concentrado, com foco nas discussões. O domínio do conteúdo da professora Edite, fui fundamental para o bom aproveitamento e acrescentou muito na prática profissional de todos os que participaram. Temos certeza que o efeito será nas salas de aula.

Por Marilda Rodecz

Supervisora Escolar SME