V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Major Vieira.

Aconteceu no dia 23 de novembro de 2011, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Major Vieira. O evento foi realizado no Centro Comunitário e contou com a participação de membros do CMDCA, trabalhadores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoras das Escolas, representante da Câmara de Vereadores Exmo. Sr. Miguel Woichicoski, o Gerente de Assistência Social, Trabalho e Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Sr. Valdir Marafigo, o coordenador do Proerd da Polícia Militar, Sr. Marlon Wachinski, o Comandante da Polícia Militar de Major Vieira, Sub. Ten. Sérgio Roberto Lezan, o Padre Valmir da Igreja Matriz Divino Espírito Santo e a participação em massa dos adolescentes da Escola Luiz Davet.

Estas conferências estão acontecendo em todos os municípios de Santa Catarina onde entidades governamentais, não governamentais e adolescentes buscam encaminhar uma discussão profunda sobre a realidade das políticas públicas relacionadas à criança e ao adolescente.

Este encontro serviu para que fossem debatidas e levantadas propostas referentes ao tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios” onde o Sr. Paulo Vendelino Kons, Conselheiro Tutelar do município de Brusque, ministrou uma exposição  acerca do tema contribuindo e enriquecendo as discussões do evento. Posteriormente, os participantes foram divididos em cinco grupos, onde discutiram e elaboraram propostas sobre a realidade atual pertinente ao tema da Conferência.

No final da tarde, foram escolhidos os delegados e seus suplentes que representarão Major Vieira na Conferência Regional que acontecerá dia 28 de fevereiro de 2012 no município de Canoinhas.

Pudemos avaliar o evento como um sucesso, com destaque para a participação efetiva de nossos jovens.