Secretaria Municipal De Educação Capacita Professores

A Secretaria Municipal de Educação de Major Vieira cumpriu parte do seu  Planejamento de Capacitação de professores previsto para o ano letivo de 2009. A temática prioritária definida pelos professores foi educação inclusiva e dificuldades de aprendizagem.Devido a LDB 9394/96, que prevê a inclusão do PNEE na escola regular, surge a necessidade da capacitação do profissional da educação, para que ele possa atuar junto ao aluno com necessidades educativas especiais de uma forma positiva.Um dos maiores desafios na educação inclusiva é oferecer não apenas o acesso à escola, mas, sobretudo qualidade de ensino, dando oportunidades para que o aluno com dificuldades se aproprie do conhecimento. Além dos professores da rede municipal de ensino, a convite da Secretaria Municipal de Educação, participaram também professores da APAE, Colégio Estadual Luiz Davét e representante da GERED – Gerência de Educação de Canoinhas.

As capacitações foram realizadas no auditório do Planalto Hotel em Canoinhas, sendo que o município custeou todas as despesas do evento com transporte, alimentação, palestrante e materiais para o desenvolvimento dos trabalhos.Atualmente  não basta  concluir um curso de graduação, uma especialização,  a capacitação deve ser continuada.Partindo dessa idéia a Secretaria Municipal de Educação,contando com apoio do Prefeito Municipal, já dispõe do Planejamento de capacitações elaborado para o ano de 2009, considerando as dificuldades elencadas pelos educadores. A Secretaria pretende fazer um trabalho sempre oferecendo vagas aos professores do município da rede estadual de ensino. O objetivo principal de uma administração afasta-se da idéia de se ter um governo soberano, dono de uma instituição. Assenta-se numa concepção distinta, na qual o bem público é de todos,  e jamais deve ser propriedade de alguns.Partindo dessa concepção o município oferece aos demais a oportunidade de participação nos eventos.As capacitações contribuíram muito para a prática dos professores .

CONFERÊNCIA  MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-COMED –

Em abril/2010 será realizada a Conferência Nacional de Educação, a qual é precedida das Conferências Municipais,Regionais e Estaduais. Aproximadamente 120 pessoas participaram da Conferência Municipal de Educação de Major Vieira,organizada pela Secretaria Municipal de Educação, realizada dia 07 de julho/2009,na Universidade do Contestado – Campus Canoinhas. Em abril/09, uma equipe da Secretaria Municipal de Educação participou do lançamento da CONAE/2010 em Florianópolis, onde receberam as instruções de como proceder para a organização da Conferência Municipal.

O principal objetivo da conferência é debater   seis eixos temáticos e apresentar propostas para melhorar a educação básica, a educação superior, a educação profissional e tecnológica e as demais modalidades de ensino.A Conferência Municipal de Educação é um importante espaço democrático para a construção de diretrizes para a política nacional de educação e dos seus marcos regulatórios, permitindo a discussão das responsabilidades e dos compromissos, na perspectiva da inclusão, igualdade e diversidade.A educação, como um dos principais direitos do cidadão, deve ser entendida como uma meta importante para qualquer povo que queira atingir desenvolvimento humano e sustentável, diminuir desigualdades e promover oportunidades iguais para todos.A educação, portanto, encontra-se na base da formação social, econômica, política e cultural de qualquer sociedade. Em um contexto de globalização econômica, a educação possibilita que as políticas públicas sejam efetivadas em várias camadas sociais, informando a população sobre seus direitos e deveres.

Organizar a COMED – Conferência Municipal de Educação, foi um grande  compromisso diante da sociedade, promover o debate de todos os níveis, etapas e modalidades de ensino em um encontro  de mobilização municipal pela qualidade e valorização da educação.Participaram amplos segmentos educacionais e sociais.Trabalhar em prol da educação envolve muito esforço e compromisso. A dívida social dos governos  e da própria sociedade é histórica.A expectativa é que acordos e consensos produzidos na Conferência Municipal de Educação redundem em políticas públicas de educação, que se consolidarão em diretrizes, estratégias, planos,programas,projetos, ações e proposições pedagógicas, capazes de fazer avançar o panorama educacional em Major Vieira, em Santa Catarina e no Brasil.“Se não obtivermos êxito, que seja por conta da dificuldade, não da negligência!”Parcerias para realização da COMED: UnC – Universidade do Contestado – campus CanoinhasComissão Organizadora MunicipalSecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Senhor Edmilson Verka,  concedeu recursos financeiros para  a Conferência Municipal.