Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri e produtores visitaram’ Vida Desenvolvimento Ecológico em Tres Barras.’

Secretaria Municipal de Agricultura, Epagri e produtores visitaram " Vida Desenvolvimento Ecológico em Tres Barras."

No dia 20 de maio, na parte da manhã o Secretario de Agricultura Sr. Mauricio Aristides Sobczak, Luiz Maister e Adolar Voight Epagri, Anderson Lucachinski Presidente da Associação de Agricultores de Butia e Colonia Santo Antonio, o Sr. Sidnei José Schoroeder representando a Cooperativa Caflemavi, e o Sr. Valdecir Menegazzo presidente da Cooperativa de Fruticultores Coopermavi, visitaram a empresa "Vida Desenvolvimento Ecologico" central de tratamento e reciclagem de residuos em Tres Barras S.C, que produzem a " Cinza Leve de Biomassa" condicionador fisico e quimico de solos, para uso em pastagens, lavouras, hortas e pomares, com registro no MAPA, a empresa possui 12 funcionários e nós fomos recebidos para a visitação a central e ao escritorio da empresa pelos funcionarios Sr. Luiz Francisco de Paula Polipo por Jaqueline Beyersdorff e por Marlon Rafael Padilha, e Cesar Gois Prestes.

O objetivo da visita foi um acordo entre a secretaria municipal de agricultura de Major Vieira e a empresa em testar esta cinza leve de biomassa, para as culturas de maçã, pessego, eucalipto e pastagens para o setor de leite de nosso municipio, onde a empresa vai doar 4 caminhões de Cinza Leve de Biomassa para serem sorteados em reunião que sera realizada na 1ª quinzena de junho em Rio Novo entre os associados das cooperativas Coopermavi e Caflemavi.

A prefeitura patrocinará o frete até as propriedades sorteadas, que serão testados nestas atividades acima ja mencionadas e que toda região tera o conhecimento do resultado que sera testado aqui em nosso municipio, como por exemplo, que no fumo ja deu certo e aqui temos o depoimento do produtor Sr. Anderson Lucachinski que recomenda para a cultura do fumo que para ele deu bons resultados.

O produtor da comunidade de Butia, Anderson Lucachinski, presidente da Associação de agricultores Bem vindo Entre Amigos, produz em sua propriedade, milho, fumo e feijão.

Ele foi parceiro experimentador da VIDA DESENVOLVIMENTO ECOLÓGICO, em teste de cinza leve de biomassa na cultura do fumo, na safra 2010/2011, em uma [área de 1,8 há.

Foi aplicado 12m³ em aplicação a lanço e incorporado, pratica muito simples que incorporou 397 kg cálcio, 237 kg de potássio e 72 kg de fósforo.

Com esta oferta de fertilizantes na cultura do fumo que proporcionou um aumento na produtividade de 30 gramas por pé ou seja, o produtor produziu 185 gramas e o tratamento com cinza biomassa atingiu 215 gramas por pé.

O produtor Anderson Lucachinski faz ainda a seguinte observação:

– descompacta a terra se ela tem umidade, e melhora a qualidade do fumo em pós colheita.

Estas foram as avaliações que o produtor afirma terem apresentado na parcela tratada aos parceiros nesse trabalho experimental : Secretaria da Agricultura ( SAFAMA), Vida Desenvolvimento ecológico e a Epagri, portanto, fumo e milho em Major Vieira já deu certo, agora, vamos testar em outras culturas, e assim que tenhamos o resultado, traremos o depoimentos daqueles que serão sorteados para fazer o teste.

Hoje, o custo por metro cúbico é de R$ 5,00 (cinco reais); a recomendação é de 14 mt³ por hectare, o que representa 435 kg de cálcio, 277 de potássio e 85 kg de fósforo.

O Secretario Mauricio acrescenta ainda, que a operação do produto pode ser feito a lança, ou em linha, com espalhador de calcáreo ou de forma manual, com ou sem incorporação ;e mais o carregamento é rápido e o produto esta disponível a granel, 1mt³ aproximadamente 700 kg.