Major Vieira inicia a implantação do programa Gente Catarina para elevar IDH do município

O município de Major Vieira, iniciou a implantação da agenda de desenvolvimento territorial através do programa estadual Gente Catarina.

Na noite desta terça-feira, 14, no salão de eventos do Posto Metropolitano o programa foi apresentado à comunidade majorvieirense.

O objetivo é aplicar estratégias, que fortaleçam a economia local e melhore a qualidade de vida dos munícipes, por meio da elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O programa Gente Catarina integra diferentes secretarias e órgãos do executivo municipal para trabalhar de forma articulada e integrada no desenvolvimento de estratégias inovadoras de agregação, geração e transformação da riqueza.

Metodologia DEL

A Facisc atua no programa Gente Catarina, implementando a metodologia DEL.

A metodologia DEL tem como objetivo aumentar e fortalecer a economia local e construir soluções com ações integradas abrangendo as áreas da Educação, Saúde, Segurança, Desenvolvimento Social e Econômico.

A iniciativa trabalha com uma frente de quatro eixos, que tratam temas como: evasão escolar, mortalidade materna, infantil, precoce e emprego e renda, tendo planos de ação divididos em empoderamento da comunidade escolar, com mapeamento das vocações, fortalecimento da saúde primária, além do monitoramento da violação de direitos.

Em fevereiro deste ano, foram entrevistados 30 moradores de Major Vieira com perguntas relacionadas ao desenvolvimento do município e, a partir dos resultados, foram elaborados os próximos encaminhamentos.

Os resultados da análise situacional foram apresentados pelo consultor da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Evandro Lembi.

A metodologia que será utilizada no programa visa aumentar a competitividade e a capacidade de transformação de Major Vieira a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida dos moradores do município. “A classe empresarial e atores não governamentais trabalham juntos para melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de emprego nos municípios”, explicou Evandro.

Para o prefeito Adilson Lisczkovski, a implantação do programa é de extrema importância. “Estamos dândi início a um trabalho onde todos devemos nos empenhar para que o desenvolvimento econômico sustentável e na geração de emprego e renda aconteça aqui em Major Vieira. O resultado com certeza será a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, disse Adilson.

“Quero deixar uma pergunta.

– Vamos juntos nesse projeto? Eu preciso de vocês empresários para desenvolvermos juntos o nosso município. A minha vontade é fazer o município crescer e para isso conto com vocês. Vamos juntos sair do IDH baixo. Vamos juntos desenvolver e alavancar o nosso município. Vamos investir no pequeno empresário para gerar emprego e renda e assim elevar o nosso IDH”, finalizou Adilson.

A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Otacilia Matulaitis Wingeter, explicou que através de uma ação conjunta os resultados virão. “O intuito é contribuir para a melhoria da vida das pessoas. E é exatamente isso que queremos. A nossa intenção com o Gente Catarina é melhorar a qualidade de vida dos majorvieirenses e assim elevarmos o nosso IDH. O projeto é de extrema importância para nós. Teremos um olhar especial às estatísticas e assim criar métodos a serem trabalhados para melhorar os pontos necessários”, destacou Otacília.

Participaram do evento Maria Izabel Richter, Secretária de Administração e Gestão;

Patrícia Lucachinski, Agente de Articulação;

Marilda Rodecz, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto;

Neusa Schroeder Schumacher, Secretária Municipal de Assistência Social;

Narciso Wojciechovski, Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pecuária;

Joel Martins Alves, Secretário Municipal de Finanças e Tributação;

Ivan Dutra, Diretor de Convênios;

Os vereadores Antônio Gonçalves de Almeida, Silvio Kizema e Alcir Iarrocheski, o Sargento da Polícia Militar de Major Vieira, Graciano Leite, além de empresários do comércio, industriários e bancários.