Secretaria Municipal de Educação de Major Vieira inicia segunda etapa do plano de ações emergenciais para enfrentamento da pandemia da covid-19
Por Wânia Regina Vercka
A Secretaria Municipal de Educação de Major Vieira iniciou a 2ª etapa do Plano de Ações Emergenciais para enfrentamento da Pandemia Covid-19, no dia 30 de abril do corrente ano. As escolas municipais se mobilizaram para recolher as atividades das 5 semanas, que já tinham sido entregues logo no início da quarentena. Também entregaram as novas atividades, que a partir de agora serão recolhidas semanalmente.
No início do ano letivo, a equipe pedagógica (supervisão e coordenação) passou a trabalhar, paralelo a Proposta Curricular da Amplanorte, 3 Projetos: Família e Escola, Cultura de Paz, Meio Ambiente e Saúde. A partir desta etapa, o planejamento foi contextualizado para o momento e distribuídos em cinco semanas, com os temas geradores dos projetos. Semana-1: A importância do Trabalho; Semana-2: FAMILIA, as pessoas que cuidam da gente; Semana-3: Bullying e Cultura de Paz; Semana-4: Meio Ambiente; Semana-5: Higiene e Saúde. Então, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, desenvolverão as atividades não presenciais com os temas geradores, sendo uma atividade por dia.
Todos os profissionais do magistério prosseguem com planejamentos (home office) e realizam as correções e avaliações das atividades recebidas. Nas escolas, organizam-se as impressões e separação de materiais para atividades semanais. Os professores, coordenadores e direção das escolas, disponibilizaram seus números de telefones, WhatsApp ou outros meios de comunicação, para auxiliar os alunos em suas atividades.
Lembramos, que Major Vieira foi pioneira no Estado de Santa Catarina mobilizando todos os professores da rede municipal de ensino, a partir de 23 de março, quando lançou um Plano de Ação inédito em Santa Catarina e realizou entrega de conteúdo pedagógico impresso, livros didáticos, livros de leitura, kits básicos e demais materiais, nas casas de todos os alunos da rede municipal, utilizando os ônibus escolares e dando oportunidade igual de acesso à educação, a todos os seus alunos. ”Nosso município é referência para vários outros de Santa Catarina, tendo compartilhado o modelo de ação com várias secretarias municipais de educação”.
Temos recebido retorno dos pais que estão empenhados, encaminham vídeos, fotos das crianças realizando as atividades, pois estas são práticas, lúdicas e envolvendo a família neste processo. Percebemos as crianças mais felizes por estarem em contato com a escola, através das atividades que estão realizando. As famílias estão gratas pela ação, prova disso são os recados, as mensagens, as falas de pais e avós, afinal as crianças estão ocupadas e tem permanecido mais tempo em casa. Os próprios professores, são também mães e pais, e o retorno dado é positivo. Pensamos que essa ação vai além daquilo que vale nota ou não, de contar dias letivos ou não letivos. A nossa maior certeza enquanto Secretaria, é que não ficamos na inércia, esperando que o MEC (Ministério da Educação) ou CNE (Conselho Nacional de Educação), dissessem o que fazer.
Em 28/04/2020, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Major Vieira, passou a integrar o Grupo de Trabalho Estadual do Plano de Intervenção Emergencial da Educação, GT1 – Experiências de Sistemas de Ensino que adotaram metodologia alternativa em substituição a oferta presencial de ensino. O grupo de trabalho estadual conta com participação de vários órgãos colegiados do estado de Santa Catarina (AMEOSC, UNCME, AMPLANORTE e outros), destacando-se que a supervisora escolar do município de Major Vieira, é a Líder do grupo de trabalho estadual.
No mês de abril, também foi criado pela SMECD, o GT Educação Atualizada: Grupo de Trabalho com finalidade de divulgar, oferecer e orientar os professores que atuam na educação do município. O GT Educação Atualizada oferece indicações de cursos de atualização, acesso à webconferências, oportuniza crescimento e estudos aos docentes, em tempos de pandemia (COVID-19). Também serve para esclarecimentos a respeito dos cursos oferecidos e suas respectivas aplicações e abrangências dentro do Sistema Municipal de Ensino.
Durante o período de suspensão das aulas, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação estão empenhados, junto com os demais colegas, participando das diversas ações que nosso município tem desenvolvido, trabalhando na manutenção das escolas, na confecção e entrega de cestas de páscoa para todos os alunos da rede, nas barreiras biológicas, na confecção de aproximadamente 15 mil máscaras de tecido, entregues para toda população majorvieirense, não perdendo assim, o vínculo com os colegas, com a Escola e com os alunos. Estão se sentindo úteis no exercício da solidariedade e isso tem contribuído para a saúde mental e bem-estar dos mesmos.
Não sabemos se estamos certos, a única certeza que temos é de estarmos fazendo o nosso melhor para este momento, para nossos alunos e suas famílias, para que se sintam amparados, valorizados, demonstrando que estamos em sintonia, conectados, para que ao final de tudo isso, nos sintamos um pouco menos atingidos.