Major Vieira realiza a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Na tarde desta terça-feira, 12, foi realizada a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Major Vieira.
Com o tema “os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”. O objetivo era ouvir dos idosos as suas reivindicações e necessidades e a partir daí, buscar formas de sanar os problemas e melhorar a vidas de quem já está na melhor idade.
A Prefeitura Municipal de Major Vieira, através da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso promoveram o encontro que aconteceu no Centro Comunitário da cidade e contou com a presença da presidente do Conselho Estadual do Idoso (CEI-SC), Marília Celina Felício Fragoso, que palestrou para o público.
Para abrir o evento e descontrair o público, o grupo de idosos conviver, de Major Vieira, sob coordenação da professora de danças gaúchas, Jaíne Woicjechowski, apresentação danças nos ritmos gauchesco e dancing.
O vice prefeito de major Vieira Francisco Juraczeck (MDB), agradeceu a presença e desejou que todos tivessem um bom encontro. “É muito importante a presença de todos vocês hoje aqui. Precisamos dar mais atenção aos nossos idosos, tem muitos que ficam esquecidos. Meu conselho para os jovens é que visitem os idosos, isso é gratificante”, afirmou Chico.
Por sua vez, a presidente do Conselho Municipal do idoso de Major Vieira (CMDI), Lucilda Rodrigues das Chagas declarou aberta a conferência e salientou que o encontro objetiva elencar propostas a serem levadas à próxima etapa, e tem como premissa um novo olhar sobre a pessoa idosa, que vem se mostrando mais ativa e participativa na sociedade. “Nesse aspecto de mudança é preciso promover políticas públicas direcionadas a este grupo de pessoas, e que venham ao encontro das necessidades e melhorias para eles”, informou Lucilda.
Dando continuidade ao encontro, a assistente social
Franciele Geraldo, fez a leitura do Regimento Interno, que posteriormente foi colocado em aprovação. No decorrer da tarde houve palestra com a presidente do CEI-SC, Celina Felício.
Em sua palestra, Celina mencionou que os idosos avançaram muito com relação aos seus direitos, e também vem evoluindo no sentido de estarem mais ativos. “Por isso, trabalhos como estes são importantes para que novas ações sejam promovidas, visto que os idosos estão cada dia mais inseridos em suas comunidades e contribuindo com diferentes trabalhos”, explicou Celina.
O encontro ainda contou com debate sobre os eixos temáticos: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas. E sub eixos: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer. Educação: assegurando direitos e emancipação humana. Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa. Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implantação das políticas públicas.
Após a apresentação e aprovação das propostas elencadas em cada eixo, teve a eleição dos delegados da 1ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa, que foram escolhidos com intuito de representar Major Vieira na etapa estadual.
Por soma de votos, os titulares que representarão a Sociedade Civil são: delegado (a) Ana Carolina Pereira Russi e suplente Maria do Carmo Iachitzki.
Já do Poder Público, os titulares são: delegado Francisco Juraczek e suplente Mari Cleia Crisan.