Major Vieira implanta projeto ‘MINHA HORTA’ à população

Major Vieira implanta projeto ‘MINHA HORTA' à população

A Secretaria de Agricultura de Major Vieira iniciou o programa "Minha Horta".
Através dele, mudas de verduras como repolho, brócolis, alface, pimentão, beterraba tomate e couve-flor estão sendo distribuídas à população.

O objetivo do programa é estimular a população do centro e do interior de Major Vieira a cultivar sua própria horta domiciliar. As mudas são distribuídas gratuitamente, assim como as orientações para o cultivo e manejo.

Na primeira etapa, foram produzidas 16 mil mudas, programadas para serem entregues até o dia 22 de setembro. A procura, no entanto, foi tão grande, que as mudas se esgotaram no dia 20.

Para cobrir a demanda, o secretário de agricultura, Sr. Maurício Sobczack, providenciou a ampliação da semeadura de 16 para 25 mil mudas, que deverão ser distribuídas nos dias 13 a 15 de outubro, 8 a 10 de novembro e 6 a 8 de janeiro. Em fevereiro a prefeitura procederá à análise dos dados do programa, para planejar a sua continuidade.

A prefeitura, através da secretaria, também mantém um programa semelhante com mudas de eucalipto, que já iniciou a distribuição de parte de 180 mil mudas destinadas aos fumicultores do município. O programa foi planejado já prevendo a queda progressiva do consumo de tabaco pela população mundial, estimulada pela divulgação dos efeitos danosos do cigarro à saúde.

É preciso alguma forma de incentivo, visto que a fumicultura ainda é parte importante da economia local, que com certeza sofrerá prejuízo no futuro.

Setembro de 2010