SME – CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES’ INCLUSÃO COM RESPONSABILIDADE’

SME – CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES


INCLUSÃO COM RESPONSABILIDADE

 

A Secretaria Municipal de Educação, promoveu dia 14 de julho capacitação para todos os professores da rede municipal de ensino, tendo como tema INCLUSÃO COM RESPONSABILIDADE.
O professor Wagner Allan Cagliumi, coordenador do PRODE – Programa de Desenvolvimento Educacional, expos aos professores o andamento do Projeto e apresentou a programação para o segundo semestre.
Cada aluno que iniciou o diagnóstico pedagógico em 2009 participou de uma 2ª etapa da avaliação diagnóstico-pedagógica por meio de Avaliação de Desenvolvimento Neuropsicomotor, baseada na avaliação neuropsicológica de Lefévre (1989).


A partir destas avaliações, foi realizado para cada aluno o Planejamento Individual de Atenção – PIA, que apresentou o problema, os indicadores do problema, as possíveis causas e as operações – métodos, técnicas, recursos e prazos, a serem realizadas para dar acesso ao desenvolvimento educacional destes alunos.
Assim, no primeiro semestre de 2010 foram desenvolvidos 12 (doze) Planejamentos Individuais de Atenção para a 2ª série do Ensino Fundamental, 12 (doze) Planejamentos individuais de Atenção para a 3ª série, 14 (quatorze) Planejamentos Individuais de Atenção para a 4ª série, bem como o acompanhamento de 4 (quatro) alunos com Deficiências atendidos pelo Município de Major Vieira, com o desenvolvimento de recursos de Tecnologia Assistiva para estes alunos.


Ainda no 1º semestre de 2010, atendendo a solicitação da direção do Colégio Estadual "Luiz Davét", a Secretaria Municipal de Educação abriu espaço no PRODE para atendimento a 8 (oito) alunos do referido estabelecimento, com a avaliação dos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem e com devolutiva para a direção e professores do Colégio Estadual "Luiz Davét", apresentando orientações e atividades para serem desenvolvidas com os alunos.
O PRODE é um Projeto de Inclusão da rede municipal de ensino, que vem apresentando um resultado significativo para alunos com necessidades educativas especiais, e a continuidade deste programa para o 2º semestre de 2010, contará com a instrumentalização da Educação Inclusiva no Município de Major Vieira, conforme programa abaixo:


AGOSTO de 2010:

• Elaboração do Projeto de Formação Inicial para a Equipe do PRODE;
• Formação Inicial do Semestre para a Equipe do PRODE;
• Desenvolvimento de Programa de Comunicação Alternativa;
• Elaboração de Capacitação para Equipe em Comunicação Alternativa;
• Capacitação em Comunicação Alternativa.
*Total de horas da Assessoria: 48 horas
Conteúdo Programático da Capacitação em Comunicação Alternativa:
Introdução
Conceito de Comunicação Alternativa
Símbolos da Comunicação Alternativa
Recursos da Comunicação Alternativa
Categorias
Acessibilidade
Software
Práticas


SETEMBRO de 2010:


• Elaboração de Projeto de Tecnologia Assistiva;
• Elaboração de Capacitação para Equipe do PRODE;
• Capacitação em Bases da Aprendizagem;
• Desenvolvimento de Métodos, Técnicas e Recursos para o PRODE;
• Acompanhamento PIA – 4ª série.
*Total de horas da Assessoria: 48 horas
Conteúdo Programático da Capacitação em Bases da Aprendizagem:
Introdução
Filogênese do SN
Sistema Sensorial:
Anatomofisiologia básica
Sistema locomotor
Anatomofisiologia básica
Cogniçãoe aprendizagem: conceitos
Aquisição neurológica da linguagem
Aquisição neurológica visual
Aquisição neurológica da leitura
Aquisição neurológica da escrita
Filme : Nell
Cognição espacial
Atenção
Planejamento
Organização cognitiva: Adap. educacionais

OUTUBRO de 2010:


• Desenvolvimento de Recursos em Tecnologia Assistiva para os alunos com Deficiência;
• Elaboração de Capacitação para Equipe do PRODE;
• Capacitação em Dificuldades de Aprendizagem;
• Desenvolvimento de Métodos, Técnicas e Recursos para o PRODE;
• Acompanhamento PIA – 3ª série.
*Total de horas da Assessoria: 48 horas
Conteúdo Programático da Capacitação em Dificuldades de Aprendizagem:
Introdução
Constituição do Encéfalo, Córtex
Cerebral, Capacidade Computacional
O aluno PNEE – Quem é?
Educação Especial e Educação Inclusiva para
o Aluno Disléxico
Condutas Típicas
Dificuldades de Aprendizagem
Distúrbios Específicos de Aprendizagem
Discalculia, disgrafia,TDA
Fundamentos neuropsicológicos da Atenção
Dislexias: Definição ABD
Dislexias: Histórico
Dislexias: Etiologia
Dislexias: Etimologia
Dislexias: Quadro de risco
Dislexias: Sintomas
Dislexias: Diagnóstico
Dislexias: Metodologia da Avaliação
Dislexias: Classificações
Dislexias: Métodos de Alfabetização


NOVEMBRO de 2010:


• Elaboração de Banco de Dados para o PRODE;
• Elaboração de Capacitação para Equipe do PRODE;
• Capacitação em Avaliação Diagnóstico-Pedagógica;
• Desenvolvimento de Métodos, Técnicas e Recursos para o PRODE;
• Acompanhamento PIA – 2ª série.
*Total de horas da Assessoria: 48 horas
Conteúdo Programático da Capacitação em Avaliação Diagnóstico-Pedagógica:
Introdução
Importância da Avaliação
Avaliação Neuropsicomotora
Repertórios
Práticas
Discussão de casos
Elaboração do PIA

DEZEMBRO de 2010:

• Execução de Banco de Dados para o PRODE;
• Desenvolvimento de Relatórios;
• Acompanhamento das reavaliações dos alunos atendidos no ano de 2010;
• Avaliação do trabalho e apresentação de resultados;
*Total de horas da Assessoria: 40 horas

 

Major Vieira, julho 2010.