MULHERES DISCUTEM SEUS PROJETOS

A Secretaria Municipal da Agricultura, Coordenadores Municipais do Território da Cidadania, Mauricio Aristides Sobzack, secretario da agricultura; vereador e técnico do Microbacias João Schroeder, Epagri e Microbacias realizaram um Seminário com o tema "ATER MULHER" na comunidade da Colônia Ruthes no dia 14 de julho.

Participaram mais de 100 mulheres do interior do município, representando mais de 11 comunidades rurais. Neste dia tiveram um amplo debate com a Educadora Queli Flach Anchou, sobre políticas públicas, ATER, organização da mulher, organização da produção e canais de comercialização.

Uma chamada às mulheres a assumir sua posição no cenário produtivo nas propriedades da agricultura familiar, que vai muito além de ser mão-de-obra e genitora. Mulheres são pessoas com demanda e necessidades próprias, que precisam ter atenção especial e isso fez com que o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), estabelecesse uma política especifica "ATER MULHER".

Neste contexto que o município de Major Vieira, com o apoio da prefeitura municipal, na pessoa do prefeito Israel Kiem intensifica a participação feminina em todos os segmentos organizacionais.

Lideranças femininas estiveram presentes durante todo o dia, contribuindo para o sucesso do evento; as presidentes das ADMs: Andréia Olynék Brandemburg e Rosilda de Fátima Krull, presidente do Clube de Mães Santa Terezinha: Marilei Inês Pilatti Moreira, também tiveram presentes a esposa do secretario da agricultura: Diorcelia Sobzak, esposa do vereador Helio Schroeder: Ivana S. Schroeder, Secretaria de Habitação de Monte Castelo: DanieleC. Chikalski Gaia, Articuladora das agricultoras Familiares de Papanduva:Salete Maria G. Selenka.

O Seminário foi coordenado pelas lideranças: Valdirene e Samara Brandemburg, Arlete Ribovski, Selma Sementekoski, Marilei Lisboa, Rosani Karvate e Leila Kaspechack, as quais tiveram papel destacado no acontecimento deste evento, tendo sido agendado para o dia 4 de agosto, novos trabalhos com as mulheres. Deu-se ênfase ao foco de organização e valorização das jovens rurais e agricultoras familiares do município de Major Vieira.

Julho de 2010