Prefeitura de Major Vieira, Sindicato e SENAR Promovem Dia da Saúde do Homem em Major Vieira.

Nesta quarta-feira, 22 de novembro, foi realizado no Centro Comunitário de Major Vieira, o evento “Saúde do Homem”, que tem por objetivo alertar e incentivar os homens a cuidarem mais da saúde e principalmente se ater aos cuidados contra o câncer de próstata, doença que é a segunda maior causa de morte no Brasil entre homens.

O evento foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato dos Produtores Rurais de Major Vieira e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e iniciou às 7h com coleta de sangue para exames de PSA. O PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, pode ser avaliado através de um exame de sangue simples feito em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata, por exemplo.

Foi realizada a inscrição dos participantes e um belo café foi servido.

Às 9h00, o presidente do Sindicato João Francisco de Mattos, abriu o evento dando as boas-vindas ao público presente e disse que o homem, muitas vezes se preocupa mais com o trabalho do que com a própria saúde.

Em seguida o prefeito municipal Edson Schroeder, falou sobre a importância da realização dos exames que diagnosticam o câncer de próstata e incentivou a todos os presentes. “Nós homens temos que fazer o exame”, alertou Edson.

Carine Weiss Supervisora do SENAR da região norte do Estado de Santa Catarina, também ressaltou a importância de se fazer o exame. “É preciso quebrar esse tabu, vocês homens precisam e devem se prevenir mais”, disse Carine.

O secretário da Saúde Nilson Sousa enfatizou, que os homens devem buscar fazer exames de prevenção e não deixar para buscar tratamento quando em muitas das vezes já é tarde.

Mês de Novembro é dedicado à atenção da Saúde do Homem.

Homem que geralmente é pouco afeito a buscar cuidados médicos, consultar, fazer exames preventivo.

Só busca o sistema de saúde quando sente realmente que está com problemas que não consegue mais suportar.

E por isso, muitas vezes já vai tarde, ou ao menos atrasado em busca de recursos.

E em casos como no de câncer de próstata isso pode fazer toda a diferença.

Diferença entre um tratamento tranquilo e de retorno adequado, de um tratamento mais agressivo, e muitas vezes até irreversível.

O câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil. Um em cada seis homens estão propensos a adquirir esse tipo de doença.

Então nada mais importante do que prevenir. Buscar exames periódicos preventivos anuais, principalmente após os 45 anos, ou mesmo a partir de sentir algum tipo de desconforto no trato urinário, por exemplo.

Mês de novembro é para relembrar essa questão, mas a secretaria da saúde está durante todo o ano preparada para atender esse tipo de paciente.

Prevenir sempre será a melhor forma de se cuidar da saúde, Finalizou Nilson.

Os médicos urologistas Juliano Brasil e Cesar Nascimento, palestraram, passando informações sobre como são realizados os exames e como evitar a doença ao longo da vida. Segundo os profissionais, os homens morrem mais do que as mulheres por não cuidarem da própria saúde.

Na sequência houve ginástica laboral e depois explanação sobre aposentadoria do homem rural e crédito rural com o advogado Rafael Dambrovski.

Mais tarde teve palestra com a psicóloga Fabíola Coferi, sobre saúde mental do homem.

Fechando a programação de palestras o Dr. Willian Antonio Cabral da Silva, falou sobre a saúde do homem no período pós pandemia.

O evento foi encerrado com uma distribuição de kits de saúde personalizados e após um almoço foi oferecido gratuitamente a todos os participantes desse importante evento alusivo ao Novembro Azul.