Prefeitura de Major Vieira vai realizar cadastro para saber quantas famílias sofrem com estiagem

Na tarde desta quarta-feira, 05, foi realizada uma reunião entre as secretarias municipais de agricultura, assistência social, administração, defesa civil do município e Epagri.

O objetivo do encontro, é lançar um cadastro para obter informações de quantas famílias sofrem com a falta de água devido à estiagem. Os períodos de seca em Santa Catarina, vem se repetindo desde 2019.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural da Epagri de Major Vieira, Paulo Roberto da Cruz, este é o abril mais desde o ano de 1978.

Em Major Vieira, já se sabe, que há famílias com falta de água nas localidades do Butiá, Toldo de Cima e Rio Novo, pelo menos.

Para realizar o cadastro é necessário comparecer à Secretaria de Assistência Social, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h em frente à Praça da Santa Paulina, no antigo prédio do Cras.

Orientações básicas

– Procure apoio nos escritórios municipais da Epagri, nossos técnicos estão preparados para orientar em práticas, tecnologias e políticas públicas.

– Acompanhe as previsões metereológicas da Epagri/Ciram.

– Sempre que possível, faça o planejamento para enfrentar a estiagem: implante e ou amplie a capacidade de reservas de água no solo e em cisternas e capte a água da chuva e armazene em reservatórios.

.

– Invista em reservatórios dimensionados para maior disponibilidade, principalmente onde há produção animal.

– Poços artesianos podem ser opções complementares, mas atenção, sempre procurar profissionais habilitados e critérios técnicos.

– Implante e/ou amplie a capacidade de reserva de água na propriedade.