Secretaria de Educação de Major Vieira realiza entrega de livros do projeto ‘Leia Com Uma Criança’

A Secretaria Municipal de Educação inscreveu os alunos de 4 a 6 anos da Rede Municipal de Ensino de Major Vieira no projeto “LEIA COM UMA CRIANÇA 2022”, do Programa Itaú Social, para distribuição de livros infantis, e o município foi contemplado com exemplares de publicações direcionadas às crianças da Educação Infantil e 1°s anos  do Ensino Fundamental, de toda Rede Municipal de Ensino.

Neste mês de dezembro a Secretaria vem distribuindo os livros aos alunos das escolas Tia Chiquinha, Dráusio Celestino Cunha e Frei André Malinski.

O projeto tem como objetivo incentivar a leitura do adulto com a criança, visando fortalecer os vínculos e a participação ativa dos responsáveis na educação.

A Diretora Pedagógica Marisa Ferraz Ribeiro, diz que o projeto é importante pois fomenta a leitura desde as primeiras etapas da educação. “Mesmo que muitas das crianças dos níveis iniciais não saibam ler, é possível estimular a leitura em família. Sabemos que muitas famílias de alunos da rede municipal não têm o costume da leitura, então, com o recebimento destes exemplares podemos fomentar a leitura destas crianças em casa”, afirma Marisa.

Para a Secretária de Educação Marilda Rodecz, o projeto incentiva a leitura na primeira infância e amplia o repertório cultural das crianças. “Cada criança recebeu um kit com dois livros de literatura infantil. Os exemplares possuem ilustrações atraentes para esta faixa etária e propõem uma brincadeira com as palavras, é lúdico, interessante e desperta a imaginação. Acredito que este trabalho é muito importante para as famílias, porque atrai a atenção das crianças para outra coisa além da tela do celular. Mesmo não sabendo ler, as crianças ficam interessadas nas gravuras dos livros, e isso com certeza incentiva a leitura”, afirma Marilda.

O Projeto Itaú Social

O programa incentiva, desde 2010, a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Para reforçar este propósito, o convite feito para os adultos é “Leia com uma criança”. Mais do que contar uma história, a proposta é que o mediador de leitura tenha a escuta ativa e convide a criança a participar e se engajar no processo.

A mudança do nome do programa de “Leia para uma criança” para “Leia com uma criança”, reforça a concepção de que todas as crianças, sem exceção, são inteligentes, plurais, leitoras do mundo e sujeitos de direitos.

O Itaú Social atua em diferentes frentes em prol do direito à leitura de qualidade para todos. Há fomento e formação voltados para organizações da sociedade civil e órgãos públicos.