SDR Canoinhas realiza credenciamento para compra de produtos da agricultura familiar para escolas estaduais

Abertura das propostas foram feitas na tarde desta segunda-feira, 26

Para fortalecer a agricultura familiar e enriquecer o cardápio da alimentação servida nas escolas da rede pública estadual de seis Secretarias de Desenvolvimento Regional do Estado, foi realizada as 14h desta segunda-feira, 26, a Chamada Pública, que selecionou as cooperativas e associações fornecedoras de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar e empreendedores familiares rurais.

Em todo Estado estão sendo realizadas as Chamadas Públicas, divididas em oito Lotes, durante o m6es de maio. No lote da SDR Canoinhas participaram também as SDRs de Caçador, Curitibanos, Ibirama, Taió e Rio do Sul. No total serão investidos nessas regiões mais de R$ 1,1 milhão para as escolas estaduais até o final do ano.

No Estado, são mais de R$ 10 milhões em investimentos do Programa Estadual de Alimentação Escolar (PNAE/SC). Na Chamada Pública ocorreu o cadastramento e credenciamento das cooperativas fornecedoras. Inicialmente serão adquiridos diretamente itens menos perecíveis e de fácil armazenamento, como o feijão, arroz, farinha de milho, doce de banana e biscoito caseiro. Posteriormente serão comprados leite, queijo, ricota, suco de uva, mel, maçã, banana e laranja. Os alimentos serão incorporados ao cardápio escolar.

A Gerente Regional de Educação de Canoinhas, Estela Maris Marques, que esteve presente na Chamada, destaca que essa é mais uma ação do Governo do Estado, visando fortalecer e qualificar ainda mais a alimentação oferecida nas escolas estaduais. “Este também é um apoio aos empreendedores familiares rurais, cumprindo com a vocação regional e agrícola de cada região”, destacou.

Após a análise dos documentos será efetivada a análise das propostas de preços e projetos de venda pelas cooperativas e associações.  A assinatura dos contratos será 10 dias após a homologação das empresas ou associações credenciadas.

Segundo a Integradora de Alimentação Escolar da Gerência de Educação de Canoinhas, Regina Pereira Seleme, as 23 escolas estaduais da SDR Canoinhas serão beneficiadas com produtos de qualidade, melhorando ainda mais o cardápio dentro das escolas.  “Foram seis coooperativas/empresas habilitadas para fornecer alimentação às escolas estaduais das Seis Regionais”.

Empresas habilitadas e o que fornecerão

Cooperativa da Agricultura Familiar da Região de Caçador – fornecerá suco de uva integral

Cooperativa Central Sabor Colonial – leite integral esterilizado

Cooperativa Regional de Industrialização e Comercialização (Cooperdotchi) – feijão preto tipo 1 e mel