Alimentação Escolar em dias de frio intenso na Rede Municipal de Ensino

Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Major Vieira, nestes dias de frio intenso, estão sendo recebidos na sala de aula com uma bebida quente.   Nas escolas Dráusio Celestino Cunha, Frei André Malinski e Tia Chiquinha recebem um copo de leite com chocolate quente ou chá.

Na Creche os alunos em idade até um ano recebem um leite através de suas fórmulas específicas para a idade, sendo a de partida até seis meses e a de segmento de seis meses até doze meses, e para os maiores de um ano até três anos o composto lácteo, sugeridos pela Sociedade Brasileira de Pediatria e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.  

A ideia surgiu como forma de acolhimento nos dias de frio intenso tornando o início das aulas mais agradável, apesar de já ser disponibilizado há anos um “café da manhã” para todos os alunos que julguem necessário, com biscoitos, pães ou frutas, leite, achocolatado, chá ou iogurte antes do início das aulas no período da manhã em todas as estações.  

Esta ação iniciou com o intuito de abranger as crianças que moram muito longe da escola e precisam utilizar o transporte escolar saindo de casa muito cedo, os quais ficariam muito tempo entre o café da manhã e o lanche da manhã ou ainda sabendo que alguns nem ao menos se alimentam antes de sair de casa.  

Além do fato da alimentação acalmar o estômago e aquecer o corpo sabemos que ela também é capaz de influenciar diretamente na capacidade de concentração, fundamental para a realização de diversas atividades, especialmente aquelas que exigem mais atenção, como no caso da aprendizagem. Nutricionista Responsável: Juliana Herbst Nagano (CRN10-1205) Junho/2021