16 projetos da região são aprovados na última reunião do ano do CDR Canoinhas

A última reunião de 2013 Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) realizada pela SDR Canoinhas na segunda (9), aprovou 16 projetos para os seis municípios da região. O encontro foi realizado em Canoinhas, no auditório da câmara municipal de vereadores.

A presidência dos trabalhos ficou a cargo do secretário regional Ricardo Pereira Martin. “A última reunião do ano, teve bons projetos apresentados pelos municípios, além de uma retrospectiva dos investimentos e ações do Governo do Estado na região”. Durante a tarde, foram apresentados e defendidos projetos nas áreas de infraestrutura, segurança pública, saúde, assistência social, esporte, turismo e lazer.

Projetos aprovados

Major Vieira apresentou três projetos. Na área de assistência social solicitou R$ 36 mil para o Programa “Meu Cantinho Reformas”. O programa é destinado a promover melhorias em habitações carentes, nas quais poderão ser feitas reformas nos telhados, construção de banheiros, aumento de cômodo, pinturas e outras adequações.

Na área de esporte e lazer, solicitou a construção de academia ao ar livre, no valor de R$ 30 mil. Na saúde, solicitou repasse de recursos financeiros na ordem de R$ 100 mil para o Hospital Municipal São Lucas. O valor será destinado a aquisição de equipamentos e materiais permanentes que serão utilizados no centro cirúrgico para realização de cirurgias videolaparoscópicas e urológicas.

Bela Vista do Toldo apresentou dois projetos. O primeiro solicitou R$ 100 mil para recuperação da malha viária; e outro solicitando R$ 80 mil destinado a reconstrução da quadra de esportes da Escola Municipal “Juliana Tomporoski Krull”, na localidade de Serra do Lucindo.

Três Barras apresentou um projeto de solicitação na ordem de R$ 150 mil, para realização do levantamento topográfico cadastral georreferenciado, cadastramento das características gerais e desenvolvimento de camadas georreferenciadas de rede de águas pluviais do perímetro urbano do município. O levantamento servirá para posterior integração com o sistema de informações geográficas da prefeitura municipal.

Porto União apresentou projeto na área da saúde solicitando repasse de recursos financeiros na ordem de R$ 60 mil para auxiliar no custeio e manutenção dos serviços de saúde – aquisição de consumo e medicamento.

Irineópolis apresentou dois projetos na área de assistência social. Para a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, foram solicitados R$ 8,2 mil para compra de mesas, cadeiras e móveis. Para a Congregação das Irmãs Catequistas de Santana – Lar Idosos Santana, foi solicitado uma máquina industrial de lavar roupas no valor de R$ 37 mil.

Canoinhas solicitou na área da saúde, R$ 1,176 milhão para a aquisição de equipamentos e mobiliários para secretaria municipal de Saúde e ao Hospital Santa Cruz. Na área de turismo, apresentou projeto solicitando repasse de recursos financeiros para realização da 6ª Festa do Agronegócio do Planalto Norte Catarinense (Agrofest), a ser realizada em março de 2014. Para o comitê Rio Canoinhas foi solicitado o valor de R$ 150 mil para o fortalecimentos e operacionalização da entidade.

Na área de esporte, foram solicitados R$ 500 mil destinados a realização da etapa estadual dos Jogos da Terceira Idade (JASTI), que será realizada em Canoinhas em 2014, com a participação de 2500 atletas de todo Estado.

Região

A nível regional foram solicitados o repasse de recursos financeiros na ordem de R$ 68 mil, destinado a realização das Copas SDR Futebol de Salão e de Futebol de Campo, com jovens entre 11 e 14 anos de toda região.  Para realização das Noites de Talento Regional, promovidas pela SDR, em toda região, foram solicitados R$ 76 mil.

Canoinhas e Três Barras apresentaram pedido em conjunto, solicitando ligação entre os dois bairros mais populosos dos municípios ( Campo D’Água Verde, em Canoinhas e São Cristóvão, em Três Barras). Segunda defesa dos prefeitos e representantes dos municípios, a obra, além de promover maior integração comercial, é de fundamental importância na mobilidade urbana, pois inibe o trânsito de veículos pesados nos centros das duas cidades. O projetos tem orçamento total de R$ 3 milhões, sendo R$ 1,6 milhão para construção da ponte intermunicipal no Rio Canoinhas, e R$ 1,4 milhão para acesso nos dois municípios, com recursos de R$ 1 milhão já empenhado no Ministérios das Cidades.

Todos os projetos apresentados foram aprovados. No encerramento o secretário regional deixou agendado para que a primeira reunião do CDR em 2014 seja realizada no município de Porto União.