Alunos retornam às aulas em Major Vieira

O ensino presencial voltou nas redes estadual e municipal de Santa Catarina nesta quinta-feira, 18.

Em Major Vieira, muitos pais resolveram mandar seus filhos para a escola. São quatro escolas da Rede Municipal de Ensino: Escola Municipal Tia Chiquinha e Creche Municipal Estephânia Sjabelski na sede (Total de alunos 103 – Remotos 21 – Presenciais 82), Escola de Ensino Fundamental Frei André Malinski do Rio Novo (Total de 181 alunos – Remoto 51 – Presenciais 130) e Escola Básica Dráusio Celestinho Cunha do Rio Claro (Total 188 – Remotos 53 – Presenciais 135), no interior, além da Escola de Educação Básica Luiz Davet, na sede que é estadual.

A turmas foram divididas pela metade, onde os alunos irão uma semana para a escola e na outra permanecerão estudando em casa. Há ainda os alunos em que seus pais optaram pelo ensino 100% remoto.

As escolas deverão respeitar as normas sanitárias, o que pode inviabilizar uma lotação de 100%. As unidades deverão, obrigatoriamente, medir a temperatura dos alunos, manter as salas ventiladas e com janelas abertas, além das máscaras e do álcool gel disponível.

A Secretária de Educação de Major esteve na manhã desta quinta-feira, 18, na Escola Tia Chiquinha e falou sobre o retorno dos alunos.

Clique e ouça:Marilda, Secretária de Educação

A Diretora da Escola Municipal Tia Chiquinha Jucélia deu as boas vindas aos alunos e também falou sobre como é receber os alunos em um ano atípico para a educação. A Professora Verônica disse que é uma experiência nova e desafiadora.

Clique e ouça:Diretora Jucelia e PofessoraVerônica

O planejamento pedagógico ocorre desde o dia 3 de fevereiro e o modelo 100% presencial só será aplicado em escolas que tiverem infraestrutura para realizar o distanciamento entre as carteiras.

A recomendação das autoridades é para que as escolas organizem uma carga horária que evite trocas de sala. Além disso, o aluno deve ter a carteira marcada, para que use sempre a mesma.

Estudantes que estiverem com qualquer sintoma não devem ir à escola. Os pais ou responsáveis devem comunicar a unidade, que deve acompanhar os grupos que tiveram contato com o estudante nos últimos dias.

Em caso de surto de Covid, as escolas que estiverem no modelo 100% presencial ou misto passam para o 100% remoto durante 14 dias.

Termo de responsabilidade, transporte escolar e máscaras

A Secretaria de Estado da Educação também informou que foram feitas alterações na portaria 983/2020, que determina protocolos de segurança para o retorno às aulas presenciais no estado.

Entre as alterações estão a de que o termo de responsabilidade que os pais ou responsáveis assinam para que o aluno tenha só aulas remotas não tem mais validade apenas para 15 dias. Agora, ele fica valendo por tempo indeterminado. Caso o pai mude de ideia, precisa avisar a escola com sete dias de antecedência.

Em relação ao transporte escolar, a regra autoriza até 70% do número de assentos de passageiros sentados em regiões com risco gravíssimo para a Covid-19 e 100% dos assentos nas demais classificações. Não pode haver pessoas em pé.

As outras medidas continuam, como obrigatoriedade de medir a temperatura dos alunos antes de eles entrarem no veículo, deixar basculantes e janelas abertas (exceto em dias de chuva ou frio extremo) e uso de face shield para motoristas.

Sobre o uso de máscaras, a proteção é obrigatória para alunos a partir dos 6 anos. Podem ser usadas máscaras descartáveis ou de tecido não tecido (TNT). Bebês e crianças menores de 2 anos não devem usar a proteção por risco de asfixia. Para crianças de 3 a 5 anos, a máscara é recomendada sob supervisão.

Alunos retornam às aulas em Major Vieira

Clique e ouça:Marilda, Secretária de Educação