Governador confirma presença no lançamento do Programa Planorte Leite Dia 23 de Maio

O Programa Planorte Leite visa estimular o desenvolvimento integrado e sustentável do Planalto Norte Catarinense, por meio do fomento da cadeia produtiva do leite, promovendo a organização das instituições, entidades e produtores, com base na produção diferenciada, a fim de gerar renda e sustentabilidade econômica, social e ambiental. Envolve os setores político, técnico e de representação.

No dia 23 de maio será realizado o Seminário de lançamento do Programa. O Governador do Estado, João Raimundo Colombo já confirmou presença, entre outras autoridades políticas, empresariais, governamentais, cooperativistas e do ramo agropecuário.

Segundo o presidente da AMPLANORTE e prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp, a intenção é organizar as famílias e promover o desenvolvimento da produção diferenciada de leite, com o uso de metodologias de extensão rural, empregando tecnologias sustentáveis, econômicas e adaptadas às condições da região.

O Secretário Executivo da AMPLANORTE, Hélio Daniel Costa garante que a intenção é alavancar a vocação econômica do Planalto Norte e que o lançamento do Programa será um marco para mudar o ciclo de estagnação. “Percebemos um crescimento imobiliário importante na região, porém isso não é sinônimo de crescimento econômico, o que queremos reverter, sendo uma das vertentes o setor leiteiro. Os estudos da Epagri mostram o quanto podemos avançar nessa atividade, além de outras que já estão em discussão”.

Seminário

O Seminário de lançamento do Programa Planorte Leite tem início às 8h30, com palestras sobre o Programa com o engenheiro da Epagri Waldemiro Sudoski; sobre o Conseleite com o engenheiro da Faesc Nelton Rogério de Souza; sobre o SC Rural com o Secretário Executivo Regional/Canoinhas Marcos Euclides Vieira.

Depois do lançamento oficial do programa, às 11 horas, com a presença da classe política, representantes de entidades, produtores e classe empresarial será oferecido um almoço. A tarde haverá certificação sanitária de brucelose e tuberculose, com o médico veterinário José Ruy A. Leite Filho, da Cidasc de Mafra e relatos de experiências locais na produção leiteira com Ricardo Schroeder, produtor de Porto União; Rodrigo Ressel, de Papanduva e Valdir Schissel Junior, de Bela Vista do Toldo. O evento encerra às 15 horas.

O evento será no Parque de Exposições Ouro Verde, BR 280, Bairro Piedade, Canoinhas.

O Planorte Leite é uma realização da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE, Governo do Estado, Epagri, Cidasc, SC Rural, Embrapa, Senar, FAESC, IFSC, Território da Cidadania, Cooperdotchi, Sisclafplan, Sintraf, Seaplan, Sebrae, UnC, Astramate, prefeituras municipais e SDRs Mafra e Canoinhas.