Prefeitura de Major Vieira informa população sobre ações contra a covid-19

Todos sabem que a Prefeitura de Major Vieira, ao entender a gravidade da pandemia do Novo Coronavírus e analisar com a equipe da Secretaria de Saúde suas consequências na cidade, tomou a iniciativa de adotar atitudes preventivas pioneiras na região, tais como: fechamento parcial  de atividades,  incentivo ao isolamento ou distanciamento social , confecção e distribuição de máscaras, barreiras sanitárias na entrada do município, divulgação de informações frequentes via Rádio Planalto FM e áudio nas ruas, etc.

Este pioneirismo chegou a proporcionar algumas críticas sobre um possível exagero das medidas, mas obteve o apoio da imensa maioria da população de Major Vieira, apesar dos grandes transtornos e dificuldades que sabidamente iriam causar.

Hoje, dois meses após, podemos afirmar sem qualquer sombra de dúvida que as atitudes foram corretas e tomadas a tempo certo, pois os resultados práticos estão à vista de todos.

Não existem até o momento casos confirmados de Covid-19 no nosso Município e o objetivo principal de salvar vidas está sendo atingido.

Vidas não são números, são pessoas de carne e osso e que podem ser nossos pais, avós, filhos, parentes e amigos.

Entretanto a contaminação pelo Novo Coronavírus já se encontra próxima, com inúmeros casos relatados, incluindo óbitos, nas cidades que nos fazem divisas.

Sabemos dos transtornos causados com as restrições impostas, principalmente no atendimento médico de rotina, pois limitou a oferta de consultas médicas eletivas no Posto Central, pedidos de exames de rotina e também a suspensão das cirurgias que não fossem de urgência,

Também nos preocupa a suspensão temporária do atendimento rotineiro nos postos do interior e procuramos alternativas diversas para não deixar a população sem assistência.

É importante divulgar o que estamos fazendo até o momento para manter um serviço seguro e evitar o colapso do sistema de saúde e, ao mesmo tempo, solicitar compreensão, ajuda e a união de todos para que possamos manter nossa cidade livre da doença ou pelo menos com a menor incidência e gravidade possível.

O que todos precisam compreender é que a Secretaria de Saúde está se esforçando ao máximo para oferecer os serviços considerados indispensáveis.

 

VOCÊ SABIA?

Você sabia, que a Campanha de Vacinação de idosos, realizada casa a casa no interior e também pessoa a pessoa no Posto de saúde atingiu a meta estipulada de 90% de idosos e que isto contribui também para o fortalecimento da imunidade?

 

Você sabia, que as campanhas de vacinação estão sendo mantidas no posto, com atendimento isolado, pessoa a pessoa com todos os cuidados para evitar contaminação?

 

Você sabia que as receitas de medicações de uso continuo utilizadas principalmente para aqueles que tem pressão alta, diabetes e outras doenças crônicas tanto da cidade quanto do interior continuam sendo feitas através das informações prestadas pelos agentes de Saúde, e revisadas pelos médicos nos prontuários?

 

Você sabia, que na grande maioria dos casos as próprias agentes de saúde levam os remédios até aos pacientes?

 

Você sabia, que foram mantidos os atendimentos das pessoas que apresentem qualquer sintoma mais urgente, como febre alta ou persistente, dores no peito, dores de cabeça fortes, dores de dente ou que se sintam mal de qualquer outra maneira que pareça mais grave? Estes atendimentos após uma triagem são realizados no Posto de Saúde ou no PA do Hospital.

 

Você sabia, que as consultas de pré-natal passaram a ser agendadas com hora marcada e que todas as gestantes continuaram a ser atendidas de forma isolada para evitar ao máximo a possibilidade de infecções ou complicações na gravidez?

 

Você sabia que a maioria das cesarianas continuaram a ser feitas e que algumas cirurgias de urgência, até de municípios vizinhos, estão sendo realizadas no Hospital São Lucas? Esta medida ajuda a manter o foco da contaminação fora dos nossos limites e ajudar a formação de uma rede sanitária que beneficie a todos da região.

A partir deste mês (junho 2020), poderão ser realizadas algumas cirurgias eletivas que já estavam na fila de espera, respeitando os critérios de gravidade do caso, tempo de espera entre outros e os pacientes serão avisados do agendamento via telefone ou pelos agentes de saúde.

 

Você sabia, que foram disponibilizados telefones de contato para que duvidas possam ser tiradas por meio do WhatsApp e com isso diminuir a ida ao posto de Saúde o que também contribui para evitar a possibilidade de contagio pelo vírus?

 

É importante ainda ressaltar que a doença não está contida. O aumento do número de casos no Brasil e nas cidades próximas não nos permite relaxar um segundo sequer.

O retorno ao atendimento no interior, neste momento, poderia colocar em risco até a própria população pois os espaços dos postos são pequenos, favorecem a aglomeração de pessoas e a equipe que vai atender é a mesma que faz o atendimento no posto central.

Não é seguro para os próprios pacientes que a própria equipe que atua no Posto Central e tem maior possibilidade de contato com o vírus sejam, eles próprios, fatores de contagio mesmo com a utilização dos Equipamentos de Proteção

Outra dificuldade seria o grande aumento de custos com os caros e raros equipamentos de proteção disponíveis e que seriam necessários para expandir os atendimentos no momento

 

Estudos científicos comprovam que é necessário um tempo de pelo menos duas semanas de diminuição do número total de novos infectados na região para considerarmos o inicio de uma situação de controle. Para que isso aconteça não podemos relaxar na prevenção.

Não saia de casa se não precisar. Se sair para trabalhar ou para alguma coisa necessária, use corretamente os equipamentos de proteção ao sair e desinfecção ao voltar.  Evite aglomerações, reuniões e festas.

Use sempre a máscara da forma correta. É uma medida simples que demonstra respeito para com seu semelhante, e com sua própria saúde.