Trinta idosos iniciam curso de bombeiro da melhor idade em Major Vieira

A Prefeitura de Major Vieira por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa, firmou parceria com o 9° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Canoinhas, que além do atendimento efetivo em ocorrências, atua fortemente em campanhas de prevenção. A ação é desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em todo o estado.

Nesta quarta-feira, 11, trinta idosos iniciaram o Curso de Bombeiro da Melhor Idade, as aulas serão ministradas na sede do Corpo de Bombeiros Militar de Major Vieira.

Para participar do projeto basta ter sessenta anos completos. O objetivo é capacitar cidadãos para agirem em situações de emergências e atuarem em primeira resposta, evitando ou minimizando acidentes domésticos e ao mesmo tempo aproximar a instituição militar da comunidade.

Com carga horária de 40 horas, o curso conta com noções de primeiros socorros, prevenção em acidentes e noções de combate a incêndio, além de conhecimentos institucionais sobre o CBMSC. Entre as disciplinas abordadas estão: segurança no lar, percepção de riscos, acionamento dos órgãos de emergência, além de Atividades físicas na Melhor Idade – módulo que expõe cuidados que os idosos devem manter para a promoção da qualidade de vida.