Produtores de leite de Major Vieira planejam atividades para 2020

No dia 9 de dezembro do ano passado foi realizado na Casa do Idoso de Major Vieira, um encontro entre a equipe da Secretaria de Agricultura de Major Vieira, Sindicato do Produtor Rural, Epagri, Cooperativa de Leite (Caflemav) e produtores de leite de referência do município, para tratar de um assunto extremamente importante: o planejamento da cadeia produtiva do leite para 2020.

O encontro foi mobilizado pela Diretora de Agricultura e Pecuária do Município Tatiane Guedes, e teve como objetivo principal o Planejamento das atividades para 2020, estimando que esse ano seja um marco na história da pecuária de Leite de Major Vieira.

Naquele dia cada entidade fez um relato de como está trabalhando até n momento com a pecuária do leite, fazendo uma retrospectiva dos anos passados, e focando no futuro. Para um melhor diagnóstico das necessidades dos produtores de leite, foram divididos os componentes do encontro em duas equipes, cada uma com um convite a se pensar no que os produtores de leite estão necessitando para alcançar o sucesso na atividade e como devem ser auxiliados em suas propriedades para que alcancem o sucesso?

Para melhor debater os assuntos, foi aplicada uma dinâmica, chamada árvore dos problemas, onde considera-se na cadeia produtiva do leite como uma “árvore”, na qual as raízes são as causas, o tronco o problema e as folhas e frutos são as soluções.

Após os grupos debaterem e pensarem sobre o assunto chegou-se a um planejamento:

– Criar um grupo de mediadores das atividades do leite. Este grupo reunindo-se de três em três meses para uma troca de ideias e como está o andamento das atividades, seguindo assim um calendário de atividades no ano de 2020;

– Calendário de atividades. Esse calendário deverá conter as atividades para o ano inteiro, de fevereiro a dezembro de 2020, ou seja, mês a mês, cada entidade vai realizar um evento como: reuniões técnicas, visitas técnicas, cursos, programa de apoio através da Prefeitura Municipal, como o porteira a dentro, atualizações de normativas do leite, exposições de animais, fortalecimento do setor genético, planejamento de propriedades, campanha troca-troca de mudas de pastagens, assistência a cooperativa do leite Caflemav, entre outros.

– Formação de quatro Unidades de Validação, ou seja, serão quatro propriedades onde serão desenvolvidos projetos de pesquisa em pastagens e planejamento das mesmas, essas unidades serão assistidas pela Dra. Ana Lucia Hanisch, da Epagri;

De acordo com a Diretora de Agricultura e Pecuária de Major Vieira, Tatiane Guedes a intenção é unir forças para alavancar a cadeia produtiva do leite na região.

“Trabalhar juntos por um mesmo objetivo é o melhor caminho. Com essa grande parceria e juntando as forças, certamente vamos alavancar a cadeia produtiva do leite. Ver o sucesso dos produtores rurais é motivo de alegria e gratidão, pois o produtor rural estando bem todos estaremos bem”, pontua Tatiane.