PROGRAMA DE RÁDIO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. DIA 16 DE MARÇO DE 2018

PROGRAMA DE RÁDIO DIA 16 DE MARÇO DE 2018

Marilda Rodecz  Supervisora Escolar Rede Municipal de Ensino

A entrevista pode ser ouvida clicando abaixo na galeria de áudios

 

 

  1. 1.                Temos escutado na mídia sobre a BNCC, você poderia falar um pouco sobre esse documento? O que quer dizer BNCC?

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular é um documento com força de Lei, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, através da Resolução 2 de  22 de dezembro de 2017.

Ela determina todos os conhecimentos essenciais que os alunos DE TODO O BRASIL terão que saber ao longo da Educação Básica.Ou seja: Tudo o que os alunos devem aprender na Educação Infantil, Ensino Fundamental está na BNCC. A etapa do Ensino Médio ainda não foi concluída, mas muito em breve estará.

  1. 2.     Podemos dizer que a Base é o Currículo?

 A BNCC estabelece um currículo mínimo. Ela não é CURRICULO, MAS define o lugar que TEMOS QUE  CHEGAR.

– E o CURRÍCULO por sua vez,  define o caminho que VAMOS FAZER para chegar lá. O currículo determina:  1.O que ensinar? 2. Como ensinar?  3. Como Avaliar?       4.  E como isso tudo precisa ser repensado?

 

3. E QUEM VAI PENSAR ESSE CURRICULO?

– ENTÃO…como já falei o Currículo é o caminho

 Quem vai definir o Caminho, pensar esse Curriculo…são os Sistemas de Ensino: Estadual, Municipal e Privado, nos seus PPPs. Então …cabe a nós enquanto Rede de Ensino, no nosso caso Rede Municipal, ampliar estes conhecimentos. Ou seja…Todos os currículos terão que conter os conteúdos  previstos na BNCC

 

 

  1. 4.     ENTÃO PODEMOS DIZER QUE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR É LEI?

Ela é Lei, porque foi instituída e regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação. A BNCC define Direitos de Aprendizagem para os alunos do Brasil e de todas as Redes de Ensino ( sejam elas públicas ou particulares ). Então não cumprir o que está na Base é não cumprir a Lei. É importante dizer também que Ela é uma política de Estado, não de governo, ela atravessa os governos.

5. ATÉ QUANDO OS SISTEMAS TERÃO QUE SE ADEQUAR A TUDO ISSO?

2018 e 2019 serão anos de ADEQUAÇÃO. 2018será o ano do conhecimento. Ou seja…todos  os professores precisam CONHECER….fazer a leitura. É um documento extenso de 472 páginas. Caberá a cada profissional da educação esta tarefa. – 2019As propostas pedagógicas já deverão estar de acordo com a BNCC.  Além disso as EDITORAS terão que estar atualizando suas propostas. E também as AVALIAÇÕES Nacionais, Estaduais e Municipais terão que ser repensadas.

6-                HAVERA UMA PARADA DE ESTUDOS NA REDE MUNICIPAL?

A parada de Mobilização no Estado de Santa Catarina será dia 20 de março. Está sendo chamado de Dia D. Dia de Discussão da Base. Nossas escolas já estão organizadas para estarem fazendo essa parada para estudo e conhecimento da BNCC. Eu coordenei uma reunião de estudos com nossas gestoras na última quarta feira, dia 14, então já existe um cronograma definido, os pais estarão sendo comunicados deste dia.

 CRONOGRAMA

Escola

Data

Período

Público/Profissionais

Frei André Malinski

20/mar

Manha

6° ao 9° ano

Drausio Cunha

21/mar

Tarde

Ed Infantil ao 5° ano

Tia Chiquinha

23/mar

Tarde

Ed Infantil ao 5° ano

Creche

28/mar

Manha

Creche e Ed Infantil

 

 

 

7-                E OS PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

Foram iniciados nas Unidades Escolares 2 Projetos, um deles teve início dia 05 de março que é a Contação de Histórias,  está sendo desenvolvido pela Emili Kucarz e Vanessa Guedes nas Escolas Frei Andre Malinski, Drausio Celestino Cunha e Tia Chiquinha.

O objetivo deste projeto é desenvolver na criança o gosto e o prazer pela Leitura. A contação de histórias é, sem dúvida, uma forma de instigar a imaginação e a criatividade dos pequenos e com a correria do dia a dia, muitos pais não têm tempo para ler os livros, contar histórias, e isso sem duvida , traz um mundo de fantasia para a garotada. Na CRECHE Stephania Szabelski o trabalho está sendo realizado pela Marieli Kondras que além da Contação de Historias, vai estar desenvolvendo atividades de teatro, cantigas, brincadeiras de roda, porque existe uma disponibilidade de um tempo um pouquinho maior. Uma criança que ouve histórias desde muito pequena, terá um diferencial no aprendizado escolar, no comportamento social…enfim as Histórias trazem muitos benefícios.

E um Segundo Projeto que  iniciou dia 12 de março o Projeto PES  ( Projeto Estimulando o Saber ) em todas as Unidades Escolares de Ensino Fundamental, período matutino e vespertino.  Ele acontece no contra turno que o aluno estuda. No ano de 2017 tínhamos o Projeto intitulado Novo Mais Educação. E em 2018, tivemos uma reformulação na nomenclatura do Projeto, até porque ele é totalmente custeado com os Recursos do Município.

 

8-                QUEM PODE PARTICIPAR DO PES?

Podem participar os alunos a partir do 2° ano do Ensino Fundamental. Há alguns critérios prioritários, para frequentar o Projeto, como alunos com laudo, com dificuldades de aprendizagem, em vulnerabilidade, questões comportamentais, MAS também há vagas oferecidas para alunos que demonstraram interesse em participar. Foram encaminhados os bilhetes para os pais, realizadas reuniões nas Unidades Escolares, explicando sobre o Projeto. A partir do interesse dos pais, foram chamados os alunos.

 

9-                QUAL O NUMERO DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O PROJETO?

 

A Escola TIA CHIQUINHA começou com 160 alunos, divididos em 2 grupos. Grupo 1 segunda e quarta feira. E Grupo 2 terça e quinta feira

 

A Escola Dráusio Cunha em RIO CLARO: São 63 alunos. Atendem na segunda e quarta feira 40 alunos de manhã e 23 no período vespertino

 

A Escola Frei André Malinski em RIO NOVO:  atendem 60 alunos  na terça e quinta feira, sendo 40 no período matutino e 20 no período vespertino  TOTALIZANDO no Projeto 283 ALUNOS

 

10 -QUAIS AS ATIVIDADES QUE SÃO DESENVOLVIDAS?

Dentro do Projeto desenvolvemos o trabalho através de Sequência Didática, que consiste na seleção de um tema e a partir deste tema,  desenvolvidas as atividades pedagógicas e práticas em vários componentes curriculares, de forma interdisciplinar. Esse primeiro tema eleito pelos profissionais foi Alimentação Saudável. Então os alunos trabalham pesquisas, receitas, jogos, horta escolar, meio ambiente, passeios nas localidades, mais especificamente nas propriedades onde são produzidas ( hortaliças, frutas, verduras ) enfim…tudo é dentro de um contexto. Com base em tudo isso é trabalhado a matemática, a língua portuguesa, ciências, geografia, tudo contextualizado.

 

11. ALÉM DA PARTE PEDAGÓGICA ESPECIFICA, QUE OUTRAS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS?

Além das atividades já apresentadas, trabalhamos também com aulas de Música, Artesanato, Esporte, passeios culturais como por exemplo: Cinema,  Casa das Aves, Batalhão da Policia Militar, Trilha do Ibama por exemplo. E vários outros já planejados pelos professores, inclusive Palestras ( nutricionista: alimentação saudavel/ Bombeiros  ( em função do esporte, Os primeiros socorros)

 

12-NUMERO DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

Qualquer atividade que seja realizada, precisa de Apoio a quem efetivamente desenvolve a atividade. Então o apoio do Secretário de Educação Laércio, é fundamental, assim como da Simone Sobczaki que faz o trabalho admistrativo da Secretaria de Educação, e das Diretoras das Escolas Marizete, Suelis e Mariza…E Diretamente ligados ao projeto AOS ALUNOS , são 13 profissionais envolvidos: Eu Supervisora Escolar responsável pelos encaminhamentos pedagógicos, a Coordenadora do Projeto Larissa Maiewski, as coordenadoras das Unidades Escolares, Elair Koaski e Simone Wesoloski, que estão na Unidade Escolar todos os dias,  1 professor de Musica Joelson Rodrigo de Oliveira, Artesanato e Esporte as monitoras  Elva Rodecz, Sheila Ferraz, Tatiane Drosdeck e Daiane Becker. E As atividades Pedagógicas são desenvolvidas pelas monitoras Elisangela Santos, Aline Drosdeck, Marilze Becker e Viviane Muchaloski.

13-           ALÉM DESTES PROFISSIONAIS QUE VC JÁ CITOU, QUEM MAIS PODE PARTICIPAR ?

 

Foram convidados também os pais dos alunos, para socializarem o conhecimento que cada um tem, seja na agricultura, na música, no artesanato, enfim as atividades que eles desenvolvem na sua propriedade. Que temos certeza que isso deixará muito felizes seus filhos, ao verem os pais participando diretamente da Vida escolar deles e dos colegas.

 

14-           HÁ MAIS ALGUMA ATIVIDADE ENCAMINHADA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RELACIONADA AO PEDAGÓGICO?

Estaremos reiniciando as Atividades do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como Instituição Formadora a UFSC – Universidade Federal de SC, que capacita os multiplicadores para a Formação específica dos Professores Alfabetizadores, sendo uma inovação desta formação, desde 2017, a inserção dos professores da Educação Infantil no PACTO.

 

15-           CONSIDERAÇÕES/ FINALIZAR

Quero agradecer a você Gilberto, a Direção da Planalto FM, pela oportunidade de estarmos socializando nosso trabalho no Município de Major Vieira, ao trabalho sério e comprometido de todos os profissionais envolvidos no Processo Educacional de nossa Rede de Ensino. E aos pais de nossos queridos alunos que confiam na condução dos trabalhos da Secretaria Municipal de Educação.

 

Sou muito Grata por isso!!!! Um Ótimo Dia!!!

 

PROGRAMA DE RÁDIO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. DIA 16 DE MARÇO DE 2018

PROGRAMA DE RÁDIO DIA 16 DE MARÇO DE 2018

Marilda Rodecz  Supervisora Escolar Rede Municipal de Ensino

A entrevista pode ser ouvida clicando abaixo na galeria de áudios

 

 

  1. 1.                Temos escutado na mídia sobre a BNCC, você poderia falar um pouco sobre esse documento? O que quer dizer BNCC?

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular é um documento com força de Lei, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, através da Resolução 2 de  22 de dezembro de 2017.

Ela determina todos os conhecimentos essenciais que os alunos DE TODO O BRASIL terão que saber ao longo da Educação Básica.Ou seja: Tudo o que os alunos devem aprender na Educação Infantil, Ensino Fundamental está na BNCC. A etapa do Ensino Médio ainda não foi concluída, mas muito em breve estará.

  1. 2.     Podemos dizer que a Base é o Currículo?

 A BNCC estabelece um currículo mínimo. Ela não é CURRICULO, MAS define o lugar que TEMOS QUE  CHEGAR.

– E o CURRÍCULO por sua vez,  define o caminho que VAMOS FAZER para chegar lá. O currículo determina:  1.O que ensinar? 2. Como ensinar?  3. Como Avaliar?       4.  E como isso tudo precisa ser repensado?

 

3. E QUEM VAI PENSAR ESSE CURRICULO?

– ENTÃO…como já falei o Currículo é o caminho

 Quem vai definir o Caminho, pensar esse Curriculo…são os Sistemas de Ensino: Estadual, Municipal e Privado, nos seus PPPs. Então …cabe a nós enquanto Rede de Ensino, no nosso caso Rede Municipal, ampliar estes conhecimentos. Ou seja…Todos os currículos terão que conter os conteúdos  previstos na BNCC

 

 

  1. 4.     ENTÃO PODEMOS DIZER QUE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR É LEI?

Ela é Lei, porque foi instituída e regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação. A BNCC define Direitos de Aprendizagem para os alunos do Brasil e de todas as Redes de Ensino ( sejam elas públicas ou particulares ). Então não cumprir o que está na Base é não cumprir a Lei. É importante dizer também que Ela é uma política de Estado, não de governo, ela atravessa os governos.

5. ATÉ QUANDO OS SISTEMAS TERÃO QUE SE ADEQUAR A TUDO ISSO?

2018 e 2019 serão anos de ADEQUAÇÃO. 2018será o ano do conhecimento. Ou seja…todos  os professores precisam CONHECER….fazer a leitura. É um documento extenso de 472 páginas. Caberá a cada profissional da educação esta tarefa. – 2019As propostas pedagógicas já deverão estar de acordo com a BNCC.  Além disso as EDITORAS terão que estar atualizando suas propostas. E também as AVALIAÇÕES Nacionais, Estaduais e Municipais terão que ser repensadas.

6-                HAVERA UMA PARADA DE ESTUDOS NA REDE MUNICIPAL?

A parada de Mobilização no Estado de Santa Catarina será dia 20 de março. Está sendo chamado de Dia D. Dia de Discussão da Base. Nossas escolas já estão organizadas para estarem fazendo essa parada para estudo e conhecimento da BNCC. Eu coordenei uma reunião de estudos com nossas gestoras na última quarta feira, dia 14, então já existe um cronograma definido, os pais estarão sendo comunicados deste dia.

 CRONOGRAMA

Escola

Data

Período

Público/Profissionais

Frei André Malinski

20/mar

Manha

6° ao 9° ano

Drausio Cunha

21/mar

Tarde

Ed Infantil ao 5° ano

Tia Chiquinha

23/mar

Tarde

Ed Infantil ao 5° ano

Creche

28/mar

Manha

Creche e Ed Infantil

 

 

 

7-                E OS PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

Foram iniciados nas Unidades Escolares 2 Projetos, um deles teve início dia 05 de março que é a Contação de Histórias,  está sendo desenvolvido pela Emili Kucarz e Vanessa Guedes nas Escolas Frei Andre Malinski, Drausio Celestino Cunha e Tia Chiquinha.

O objetivo deste projeto é desenvolver na criança o gosto e o prazer pela Leitura. A contação de histórias é, sem dúvida, uma forma de instigar a imaginação e a criatividade dos pequenos e com a correria do dia a dia, muitos pais não têm tempo para ler os livros, contar histórias, e isso sem duvida , traz um mundo de fantasia para a garotada. Na CRECHE Stephania Szabelski o trabalho está sendo realizado pela Marieli Kondras que além da Contação de Historias, vai estar desenvolvendo atividades de teatro, cantigas, brincadeiras de roda, porque existe uma disponibilidade de um tempo um pouquinho maior. Uma criança que ouve histórias desde muito pequena, terá um diferencial no aprendizado escolar, no comportamento social…enfim as Histórias trazem muitos benefícios.

E um Segundo Projeto que  iniciou dia 12 de março o Projeto PES  ( Projeto Estimulando o Saber ) em todas as Unidades Escolares de Ensino Fundamental, período matutino e vespertino.  Ele acontece no contra turno que o aluno estuda. No ano de 2017 tínhamos o Projeto intitulado Novo Mais Educação. E em 2018, tivemos uma reformulação na nomenclatura do Projeto, até porque ele é totalmente custeado com os Recursos do Município.

 

8-                QUEM PODE PARTICIPAR DO PES?

Podem participar os alunos a partir do 2° ano do Ensino Fundamental. Há alguns critérios prioritários, para frequentar o Projeto, como alunos com laudo, com dificuldades de aprendizagem, em vulnerabilidade, questões comportamentais, MAS também há vagas oferecidas para alunos que demonstraram interesse em participar. Foram encaminhados os bilhetes para os pais, realizadas reuniões nas Unidades Escolares, explicando sobre o Projeto. A partir do interesse dos pais, foram chamados os alunos.

 

9-                QUAL O NUMERO DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O PROJETO?

 

A Escola TIA CHIQUINHA começou com 160 alunos, divididos em 2 grupos. Grupo 1 segunda e quarta feira. E Grupo 2 terça e quinta feira

 

A Escola Dráusio Cunha em RIO CLARO: São 63 alunos. Atendem na segunda e quarta feira 40 alunos de manhã e 23 no período vespertino

 

A Escola Frei André Malinski em RIO NOVO:  atendem 60 alunos  na terça e quinta feira, sendo 40 no período matutino e 20 no período vespertino  TOTALIZANDO no Projeto 283 ALUNOS

 

10 -QUAIS AS ATIVIDADES QUE SÃO DESENVOLVIDAS?

Dentro do Projeto desenvolvemos o trabalho através de Sequência Didática, que consiste na seleção de um tema e a partir deste tema,  desenvolvidas as atividades pedagógicas e práticas em vários componentes curriculares, de forma interdisciplinar. Esse primeiro tema eleito pelos profissionais foi Alimentação Saudável. Então os alunos trabalham pesquisas, receitas, jogos, horta escolar, meio ambiente, passeios nas localidades, mais especificamente nas propriedades onde são produzidas ( hortaliças, frutas, verduras ) enfim…tudo é dentro de um contexto. Com base em tudo isso é trabalhado a matemática, a língua portuguesa, ciências, geografia, tudo contextualizado.

 

11. ALÉM DA PARTE PEDAGÓGICA ESPECIFICA, QUE OUTRAS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS?

Além das atividades já apresentadas, trabalhamos também com aulas de Música, Artesanato, Esporte, passeios culturais como por exemplo: Cinema,  Casa das Aves, Batalhão da Policia Militar, Trilha do Ibama por exemplo. E vários outros já planejados pelos professores, inclusive Palestras ( nutricionista: alimentação saudavel/ Bombeiros  ( em função do esporte, Os primeiros socorros)

 

12-NUMERO DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

Qualquer atividade que seja realizada, precisa de Apoio a quem efetivamente desenvolve a atividade. Então o apoio do Secretário de Educação Laércio, é fundamental, assim como da Simone Sobczaki que faz o trabalho admistrativo da Secretaria de Educação, e das Diretoras das Escolas Marizete, Suelis e Mariza…E Diretamente ligados ao projeto AOS ALUNOS , são 13 profissionais envolvidos: Eu Supervisora Escolar responsável pelos encaminhamentos pedagógicos, a Coordenadora do Projeto Larissa Maiewski, as coordenadoras das Unidades Escolares, Elair Koaski e Simone Wesoloski, que estão na Unidade Escolar todos os dias,  1 professor de Musica Joelson Rodrigo de Oliveira, Artesanato e Esporte as monitoras  Elva Rodecz, Sheila Ferraz, Tatiane Drosdeck e Daiane Becker. E As atividades Pedagógicas são desenvolvidas pelas monitoras Elisangela Santos, Aline Drosdeck, Marilze Becker e Viviane Muchaloski.

13-           ALÉM DESTES PROFISSIONAIS QUE VC JÁ CITOU, QUEM MAIS PODE PARTICIPAR ?

 

Foram convidados também os pais dos alunos, para socializarem o conhecimento que cada um tem, seja na agricultura, na música, no artesanato, enfim as atividades que eles desenvolvem na sua propriedade. Que temos certeza que isso deixará muito felizes seus filhos, ao verem os pais participando diretamente da Vida escolar deles e dos colegas.

 

14-           HÁ MAIS ALGUMA ATIVIDADE ENCAMINHADA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RELACIONADA AO PEDAGÓGICO?

Estaremos reiniciando as Atividades do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como Instituição Formadora a UFSC – Universidade Federal de SC, que capacita os multiplicadores para a Formação específica dos Professores Alfabetizadores, sendo uma inovação desta formação, desde 2017, a inserção dos professores da Educação Infantil no PACTO.

 

15-           CONSIDERAÇÕES/ FINALIZAR

Quero agradecer a você Gilberto, a Direção da Planalto FM, pela oportunidade de estarmos socializando nosso trabalho no Município de Major Vieira, ao trabalho sério e comprometido de todos os profissionais envolvidos no Processo Educacional de nossa Rede de Ensino. E aos pais de nossos queridos alunos que confiam na condução dos trabalhos da Secretaria Municipal de Educação.

 

Sou muito Grata por isso!!!! Um Ótimo Dia!!!

 

PROGRAMA DE RÁDIO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. DIA 16 DE MARÇO DE 2018

PROGRAMA DE RÁDIO DIA 16 DE MARÇO DE 2018

Marilda Rodecz  Supervisora Escolar Rede Municipal de Ensino

A entrevista pode ser ouvida clicando abaixo na galeria de áudios

 

 

  1. 1.                Temos escutado na mídia sobre a BNCC, você poderia falar um pouco sobre esse documento? O que quer dizer BNCC?

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular é um documento com força de Lei, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, através da Resolução 2 de  22 de dezembro de 2017.

Ela determina todos os conhecimentos essenciais que os alunos DE TODO O BRASIL terão que saber ao longo da Educação Básica.Ou seja: Tudo o que os alunos devem aprender na Educação Infantil, Ensino Fundamental está na BNCC. A etapa do Ensino Médio ainda não foi concluída, mas muito em breve estará.

  1. 2.     Podemos dizer que a Base é o Currículo?

 A BNCC estabelece um currículo mínimo. Ela não é CURRICULO, MAS define o lugar que TEMOS QUE  CHEGAR.

– E o CURRÍCULO por sua vez,  define o caminho que VAMOS FAZER para chegar lá. O currículo determina:  1.O que ensinar? 2. Como ensinar?  3. Como Avaliar?       4.  E como isso tudo precisa ser repensado?

 

3. E QUEM VAI PENSAR ESSE CURRICULO?

– ENTÃO…como já falei o Currículo é o caminho

 Quem vai definir o Caminho, pensar esse Curriculo…são os Sistemas de Ensino: Estadual, Municipal e Privado, nos seus PPPs. Então …cabe a nós enquanto Rede de Ensino, no nosso caso Rede Municipal, ampliar estes conhecimentos. Ou seja…Todos os currículos terão que conter os conteúdos  previstos na BNCC

 

 

  1. 4.     ENTÃO PODEMOS DIZER QUE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR É LEI?

Ela é Lei, porque foi instituída e regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação. A BNCC define Direitos de Aprendizagem para os alunos do Brasil e de todas as Redes de Ensino ( sejam elas públicas ou particulares ). Então não cumprir o que está na Base é não cumprir a Lei. É importante dizer também que Ela é uma política de Estado, não de governo, ela atravessa os governos.

5. ATÉ QUANDO OS SISTEMAS TERÃO QUE SE ADEQUAR A TUDO ISSO?

2018 e 2019 serão anos de ADEQUAÇÃO. 2018será o ano do conhecimento. Ou seja…todos  os professores precisam CONHECER….fazer a leitura. É um documento extenso de 472 páginas. Caberá a cada profissional da educação esta tarefa. – 2019As propostas pedagógicas já deverão estar de acordo com a BNCC.  Além disso as EDITORAS terão que estar atualizando suas propostas. E também as AVALIAÇÕES Nacionais, Estaduais e Municipais terão que ser repensadas.

6-                HAVERA UMA PARADA DE ESTUDOS NA REDE MUNICIPAL?

A parada de Mobilização no Estado de Santa Catarina será dia 20 de março. Está sendo chamado de Dia D. Dia de Discussão da Base. Nossas escolas já estão organizadas para estarem fazendo essa parada para estudo e conhecimento da BNCC. Eu coordenei uma reunião de estudos com nossas gestoras na última quarta feira, dia 14, então já existe um cronograma definido, os pais estarão sendo comunicados deste dia.

 CRONOGRAMA

Escola

Data

Período

Público/Profissionais

Frei André Malinski

20/mar

Manha

6° ao 9° ano

Drausio Cunha

21/mar

Tarde

Ed Infantil ao 5° ano

Tia Chiquinha

23/mar

Tarde

Ed Infantil ao 5° ano

Creche

28/mar

Manha

Creche e Ed Infantil

 

 

 

7-                E OS PROJETOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?

Foram iniciados nas Unidades Escolares 2 Projetos, um deles teve início dia 05 de março que é a Contação de Histórias,  está sendo desenvolvido pela Emili Kucarz e Vanessa Guedes nas Escolas Frei Andre Malinski, Drausio Celestino Cunha e Tia Chiquinha.

O objetivo deste projeto é desenvolver na criança o gosto e o prazer pela Leitura. A contação de histórias é, sem dúvida, uma forma de instigar a imaginação e a criatividade dos pequenos e com a correria do dia a dia, muitos pais não têm tempo para ler os livros, contar histórias, e isso sem duvida , traz um mundo de fantasia para a garotada. Na CRECHE Stephania Szabelski o trabalho está sendo realizado pela Marieli Kondras que além da Contação de Historias, vai estar desenvolvendo atividades de teatro, cantigas, brincadeiras de roda, porque existe uma disponibilidade de um tempo um pouquinho maior. Uma criança que ouve histórias desde muito pequena, terá um diferencial no aprendizado escolar, no comportamento social…enfim as Histórias trazem muitos benefícios.

E um Segundo Projeto que  iniciou dia 12 de março o Projeto PES  ( Projeto Estimulando o Saber ) em todas as Unidades Escolares de Ensino Fundamental, período matutino e vespertino.  Ele acontece no contra turno que o aluno estuda. No ano de 2017 tínhamos o Projeto intitulado Novo Mais Educação. E em 2018, tivemos uma reformulação na nomenclatura do Projeto, até porque ele é totalmente custeado com os Recursos do Município.

 

8-                QUEM PODE PARTICIPAR DO PES?

Podem participar os alunos a partir do 2° ano do Ensino Fundamental. Há alguns critérios prioritários, para frequentar o Projeto, como alunos com laudo, com dificuldades de aprendizagem, em vulnerabilidade, questões comportamentais, MAS também há vagas oferecidas para alunos que demonstraram interesse em participar. Foram encaminhados os bilhetes para os pais, realizadas reuniões nas Unidades Escolares, explicando sobre o Projeto. A partir do interesse dos pais, foram chamados os alunos.

 

9-                QUAL O NUMERO DE ALUNOS QUE FREQUENTAM O PROJETO?

 

A Escola TIA CHIQUINHA começou com 160 alunos, divididos em 2 grupos. Grupo 1 segunda e quarta feira. E Grupo 2 terça e quinta feira

 

A Escola Dráusio Cunha em RIO CLARO: São 63 alunos. Atendem na segunda e quarta feira 40 alunos de manhã e 23 no período vespertino

 

A Escola Frei André Malinski em RIO NOVO:  atendem 60 alunos  na terça e quinta feira, sendo 40 no período matutino e 20 no período vespertino  TOTALIZANDO no Projeto 283 ALUNOS

 

10 -QUAIS AS ATIVIDADES QUE SÃO DESENVOLVIDAS?

Dentro do Projeto desenvolvemos o trabalho através de Sequência Didática, que consiste na seleção de um tema e a partir deste tema,  desenvolvidas as atividades pedagógicas e práticas em vários componentes curriculares, de forma interdisciplinar. Esse primeiro tema eleito pelos profissionais foi Alimentação Saudável. Então os alunos trabalham pesquisas, receitas, jogos, horta escolar, meio ambiente, passeios nas localidades, mais especificamente nas propriedades onde são produzidas ( hortaliças, frutas, verduras ) enfim…tudo é dentro de um contexto. Com base em tudo isso é trabalhado a matemática, a língua portuguesa, ciências, geografia, tudo contextualizado.

 

11. ALÉM DA PARTE PEDAGÓGICA ESPECIFICA, QUE OUTRAS ATIVIDADES SÃO DESENVOLVIDAS?

Além das atividades já apresentadas, trabalhamos também com aulas de Música, Artesanato, Esporte, passeios culturais como por exemplo: Cinema,  Casa das Aves, Batalhão da Policia Militar, Trilha do Ibama por exemplo. E vários outros já planejados pelos professores, inclusive Palestras ( nutricionista: alimentação saudavel/ Bombeiros  ( em função do esporte, Os primeiros socorros)

 

12-NUMERO DE PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

Qualquer atividade que seja realizada, precisa de Apoio a quem efetivamente desenvolve a atividade. Então o apoio do Secretário de Educação Laércio, é fundamental, assim como da Simone Sobczaki que faz o trabalho admistrativo da Secretaria de Educação, e das Diretoras das Escolas Marizete, Suelis e Mariza…E Diretamente ligados ao projeto AOS ALUNOS , são 13 profissionais envolvidos: Eu Supervisora Escolar responsável pelos encaminhamentos pedagógicos, a Coordenadora do Projeto Larissa Maiewski, as coordenadoras das Unidades Escolares, Elair Koaski e Simone Wesoloski, que estão na Unidade Escolar todos os dias,  1 professor de Musica Joelson Rodrigo de Oliveira, Artesanato e Esporte as monitoras  Elva Rodecz, Sheila Ferraz, Tatiane Drosdeck e Daiane Becker. E As atividades Pedagógicas são desenvolvidas pelas monitoras Elisangela Santos, Aline Drosdeck, Marilze Becker e Viviane Muchaloski.

13-           ALÉM DESTES PROFISSIONAIS QUE VC JÁ CITOU, QUEM MAIS PODE PARTICIPAR ?

 

Foram convidados também os pais dos alunos, para socializarem o conhecimento que cada um tem, seja na agricultura, na música, no artesanato, enfim as atividades que eles desenvolvem na sua propriedade. Que temos certeza que isso deixará muito felizes seus filhos, ao verem os pais participando diretamente da Vida escolar deles e dos colegas.

 

14-           HÁ MAIS ALGUMA ATIVIDADE ENCAMINHADA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RELACIONADA AO PEDAGÓGICO?

Estaremos reiniciando as Atividades do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como Instituição Formadora a UFSC – Universidade Federal de SC, que capacita os multiplicadores para a Formação específica dos Professores Alfabetizadores, sendo uma inovação desta formação, desde 2017, a inserção dos professores da Educação Infantil no PACTO.

 

15-           CONSIDERAÇÕES/ FINALIZAR

Quero agradecer a você Gilberto, a Direção da Planalto FM, pela oportunidade de estarmos socializando nosso trabalho no Município de Major Vieira, ao trabalho sério e comprometido de todos os profissionais envolvidos no Processo Educacional de nossa Rede de Ensino. E aos pais de nossos queridos alunos que confiam na condução dos trabalhos da Secretaria Municipal de Educação.

 

Sou muito Grata por isso!!!! Um Ótimo Dia!!!