Embarcação antiga é encontrada no Rio Canoinhas em Major Vieira.

Com o leito do Rio Canoinhas muito baixo devido a falta de chuvas, mais uma grande descoberta foi feita por moradores do município de Major Vieira na tarde de sábado (27).

Uma embarcação antiga, esculpida aparentemente em madeira Imbuia, foi encontrada parcialmente enterrada na areia do fundo do rio.

A descoberta foi feita pelos pais de Leandro Ribeiro de Castro. Eles passeavam de barco, no sábado à tarde, próximo as quedas do Salto do Rio Canoinhas, no município de Major Vieira, quando avistaram a ponta da canoa. 

Na tarde de domingo (28), o trabalho de retirada foi realizado por um grupo de amigos, que em esforço conjunto, com grande empenho e dedicação, conseguiram tirar a embarcação do rio e levá-la para a margem.

A canoa tem aproximadamente 7 metros e está bem preservada. Histórica e de valor imensurável, é  semelhante com a encontrada por pescadores em maio de 2018, também no Rio Canoinhas.

Esse tipo de embarcação era utilizada no final do século XIX e início do século XX,  para transporte de cargas, escoando principalmente a produção de erva-mate.

De acordo com Leandro, a canoa será exposta na 1ª ExpoAgri, festa do Agricultor, que será realizada no dia 10 de agosto, no Salão de Molas em Major Vieira e após a festa será definido um local para expor e preservar a canoa histórica.

 

 

 

 

 

 

Com informações de Leandro Ribeiro e canoinhasonline