Rede Municipal de Ensino de Major Vieira se reúne para estudo do currículo base do território catarinense.

Por solicitação do MEC um grupo de redatores, selecionados por CONSED/SED, UNDIME, CEE e UNCME, foram capacitados em abril e maio para estudar e elaborar a partir da Base Nacional Comum Curricular – BNCC um Documento Base do Currículo do Território Catarinense.

Conforme as orientações recebidas, dos órgãos acima citados, o Secretário Municipal de Educação de Major Vieira Laercio Sobczak e a Supervisora Escolar Marilda Rodecz, se reuniram dia 02 de julho com as Diretoras de Unidade Escolar e Coordenadoras Pedagógicas, para dar os encaminhamentos necessários para a realização do Estudo do Currículo Base do Território Catarinense. A produção inicial deste documento está sendo chamada de   Versão 0. Esta versão foi enviada a todos os municípios catarinenses, para que em suas redes de ensino, municipal e estadual, equipes técnicas e pedagógicas possam estudar e discutir juntamente com seus professores.

Os objetivos destas discussões, é tornar o Processo Democrático e Participativo, Ampliar a Discussão com outros profissionais e que estes possam contribuir, avaliar e qualificar a proposição inicial.

A realização do Estudo com todos os professores da rede, sob a coordenação da Supervisora Escolar Marilda Rodecz, aconteceu dia 04, no período vespertino e dia 05 no período matutino. Os professores, da Creche ao 9º ano do Ensino Fundamental, tiveram acesso ao Material, disponibilizado com o Currículo Base do Território Catarinense, tendo oportunidade de fazer suas contribuições e refletir sobre o atual currículo da Rede.

Para os professores do ENSINO FUNDAMENTAL o foco do trabalho foram os CONTEÚDOS necessários para desenvolver HABILIDADES previstas, levando em consideração os OBJETOS DE CONHECIMENTO e as UNIDADES TEMÁTICAS

Para a EDUCAÇÃO INFANTIL o trabalho foi articular os DIREITOS e CAMPOS DE EXPERIÊNCIA, elencando indicações metodológicas possíveis, para desenvolver as habilidades.

A Secretaria de Educação tinha até dia 10 de julho para sistematizar as contribuições dos professores e postar novamente, através de um link específico, para a equipe de redatores do Currículo do Território Catarinense, os quais terão 7 dias para reorganizar o material. Após esse período o Comitê Executivo para implantação da BNCC em SC irá avaliar o material, validar o Currículo Base do Território Catarinense- Versão 1, que será postada na Plataforma ProBNCC e Divulgada Nacionalmente. O plano de ação em SC acompanha a orientação nacional que prevê várias ações, para as próximas etapas da construção do Currículo.

Por Marilda Rodecz