Major Vieira adere ao Programa Internet Para Todos do Governo Federal

O governo brasileiro apresentou nesta segunda-feira, 12, o programa Internet para Todos, que visa fornecer um sistema de banda larga para municípios localizados em locais remotos sem conexão.

O programa beneficiará 2.766 cidades e algumas 7.000 escolas públicas, que começarão a receber as antenas necessárias para acessar a internet a um preço reduzido, de acordo com informações do governo federal.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações confia que 200 antenas serão instaladas por dia, uma conexão que será possível graças ao Satélite Geoestativo de Defesa e Comunicações Estratégicas.

O programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) oferece gratuitamente conexão à internet em banda larga – por via terrestre e satélite – a telecentros, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, postos de fronteira e quilombos. O programa é coordenado pelo Ministério das Comunicações é direcionado, prioritariamente, para comunidades, em todo o Brasil, que não têm outro meio de serem inseridas no mundo das tecnologias da informação e comunicação.

Numa parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o município de Major Vieira, será instalada uma torre e oferecido acesso gratuito a internet de banda larga, via satélite, por meio do Programa  Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac).

Dentre as cláusulas do contrato a ser celebrado, compete a Secretaria de Telecomunicações do MCTIC, selecionar as prestadoras de serviços de telecomunicações que poderão aderir ao programa GESAC, credenciando-as para implementação das ações necessárias ao cumprimento dos seus objetivos.

Já ao município de Major Vieira, cabe oferecer o local para instalação da torre e padrão de energia elétrica.