29 DE SETEMBRO, DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Seu amigo do peito merece a sua atenção. E a nossa também

O Dia Mundial do Coração foi criado para combater a maior causa de morte no Brasil:  as doenças cardíacas. Estima-se que no Brasil existam pelo menos 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema: pesquisas indicam que 120 mil brasileiros morrem por causa de complicações cardíacas e derrames cerebrais, por ano.

Apesar de mais comuns a partir dos 45 anos, doenças cardiovasculares são resultado da combinação de fatores de risco – como tabagismo, colesterol alto, diabetes e pressão alta.  A prevenção deve começar cedo, pois muitas vezes não aparecem sintomas e a detecção da doença é tardia. A saúde do coração e do sistema vascular (conjunto de veias e artérias) depende de bons hábitos desde a infância.

Incluindo hábitos saudáveis no seu dia a dia  você mantém a saúde física e mental, melhora a autoestima, ameniza os sintomas da depressão e ansiedade, reduz o risco de doenças cardíacas e fortalece o organismo, aumentando sensivelmente sua qualidade de vida.

Aqui em Major Vieira foram realizados entre os dias 19 e 21 de setembro os exames de hipercolesterolemia. A Dra Cinthia Elim Jannes, da Hipercol Brasil, esteve na Unidade de Saúde Central de Major Vieira, realizando as avaliações para detectar a causa, que levou Major Vieira a ter famílias com índices tão altos de hipercolesterolemia, principalmente a Hiperccolestesterolemia Familiar (HF). O Hipercol Brasil levou amostras de sangue de várias pessoas para realizar estudos e quando tiver as respostas, irá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do município e com as famílias para informar os resultados obtidos.

A Hipercolesterolemia Familiar (HF) é uma doença de ordem genética que afeta 1 a cada 300 pessoas na população. É uma doença silenciosa e pouco diagnosticada, que causa níveis de LDL (o colesterol ruim) bastante elevados.
50% das pessoas com HF enfartam por volta dos 40 anos se não tratados.

Em nossa cidade esse índice é bastante elevado, considerando que são raros os casos de famílias existentes no Brasil, aqui em Major Vieira temos duas famílias com aproximadamente 90 pessoas que são propensas a esse índice elevado de colesterol.

Cuide do seu coração!
Se você apresentar níveis de colesterol tipo LDL maior que 190, converse com seu médico a respeito da HF e se for maior que 230 entre em contato com o HipercolBrasil pra realizar teste genético.

DIA 29 DE SETEMBRO DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Seu amigo do peito merece a sua atenção. E a nossa também