Programa Saúde na Escola

A Secretaria Municipal de Saúde de Major Vieira, firmou Termo de Compromisso Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) do Ministério da Saúde, junto com a Secretária Municipal de Educação.

Para pactuar e formalizar as responsabilidades e metas inerentes à execução do Programa Saúde na Escola, objetivando o desenvolvimento de ações de promoção e atenção à saúde, e prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares, articulada de forma intersetorial entre as redes de saúde e de educação.

A responsabilidade é atribuída aos gestores das duas pastas na condução e definição das analises situacional e identificação das vulnerabilidades locais.

Promoção e articulação do PSE com projetos politico-pedagógicos das escolas envolvidas no programa.

Definir as estratégicas específicas de cooperação entre Estados e Municípios para do cuidado dos escolares com necessidades de saúde.

O Termo de Compromisso Municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) abrange 6 escolas com a participação de 3 equipes de atenção básica, com a pactuação de 1.622 educandos, com duração de 24 meses a partir dessa data, com ações voltadas nas seguintes ações:

• Combate ao mosquito Aedes aegypti
  • Práticas Corporais da Atividade Física e do lazer nas escolas
  • Prevenção ao uso de álcool, tabaco,crack e outras drogas
  • Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos
  • Prevenção das violências e dos acidentes
  • Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação.
  • Promoção e Avaliação de Saúde Bucal e aplicação tópico de flúor
  • Verificação da situação vacinal
  • Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil
  • Promoção as saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração
  • Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS
  • Promoção da Saúde Ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

O Programa dispõe a Constituição Federal em especial aos artigos 196 e 205, as Leis nº 8.080/90 e nº 8.142/90, o Decreto nº 7.508/2011 e Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, que institui o Programa Saúde na Escola.

As escolas participantes do programa são as seguintes:

• EB DRAUSIO CELESTINO CUNHA
  • EEF FREI ANDRE MALINSKI