Major Vieira vai lançar edital de licitação para internet rural nesta semana

Na última sexta-feira, 03, o prefeito municipal Orildo Antônio Severgnini, recebeu no seu gabinete a equipe do Programa Santa Catarina Rural (SC Rural) Samara Freitas da Silva, Assistente Administrativa da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca de Santa Catarina, Marcos Vinicius Vanzin, Consultor Técnico e Marcos Euclides Vieira, Secretário Executivo Regional do SC Rural de Canoinhas, para tratar dos assuntos relacionados a instalação da internet rural em Major Vieira.

O investimento é de R$ 406. 515,00 (Quatrocentos e seis mil, quinhentos e quinze reais) por parte do estado, a contrapartida do município é disponibilizar os locais para as torres, via de acesso e padrão de energia elétrica. Os terrenos para a instalação destas torres já foram cedidos gratuitamente por moradores, sob assinatura de contrato de cessão de uso.

A torre principal ficará atrás do prédio da Casa da Cultura no centro da cidade, à Travessa Otacílio Florentino de Souza, 188, ao lado da prefeitura, as outras três ficarão em localidades do interior. Na comunidade de Colônia Santo Antonio, (na propriedade do Sr. Cleison Kachimarek), Rio Novo (propriedade do Sr. Valdecir Menegazzo) e Rio Claro (propriedade do Sr. Silvio Osni Karvat).

O prazo para que o município conclua o projeto termina no dia 31 de maio deste ano.

Nesta semana, a prefeitura municipal vai lançar os editais de licitação. Um para as torres e outro para a contratação da empresa que vai fornecer o sinal de internet. O passo seguinte, será fazer o pedido de Licença Ambiental de Instalação (LAI), na Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), para a instalação das torres, o prazo para a execução dos trabalhos é em torno de 30 dias, após isto, entra-se com o pedido de liberação de funcionamento na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).

Segundo Marcos Vinicius Vanzin, junto com o sinal de internet, as antenas também vão retransmitir o sinal de celular para o interior do município, inclusive, há a possibilidade de mais operadoras disponibilizarem o seu sinal através da estrutura que Major Vieira terá, isso porque viabiliza os custos para estas empresas, uma vez que as torres já estarão em funcionamento. A condição para que isso ocorra é o pagamento de aluguel para o município, por utilizarem a estrutura.

“Hoje Major Vieira tem apenas uma operadora de celular, mas quando as torres estiverem em funcionamento, nada impede que outras venham para Major Vieira, se for do interesse delas, basta que paguem aluguel para o município por utilizarem a estrutura”, destacou Vanzin.

De acordo com Samara Freitas da Silva, a manutenção dos equipamentos e o sinal de internet será totalmente gratuito para os usuários, custeado pelo governo do estado pelo prazo de dois anos, após esse período, o município de Major Vieira passará a arcar com os custos totais.

“As pessoas vão poder usufruir de internet gratuita aqui em Major Vieira, porque o estado vai bancar todos os custos por dois anos e depois o município fica responsável”, disse Samara.

O prefeito municipal Orildo Antonio Severgnini, disse que pretende dar prioridade ao projeto, porque o prazo termina já no mês de maio.

“Vou designar uma equipe da administração municipal, para que toda a parte burocrática do processo seja feita de forma eficiente e sem perca de tempo, não podemos perder nenhum prazo, porque a internet e o sinal de celular vão possibilitar ao cidadão major-vieirense se conectar de forma rápida, sem precisar se deslocar de sua propriedade no meio rural para fazer uma ligação, por exemplo”, frisou Severgnini.

A transmissão de dados terá velocidade de 30 megabits full por segundo, (Mb/s).

Participaram da reunião, Larisa Adamcheski, responsável pelo departamento de licitações da Prefeitura Munucipal de Major Vieira, Maria Izabel Richter, Secretária de administração, e Douglas Cantu, representante da Epagri.