Gerência de Saúde de Canoinhas distribui 2,5 mil doses de vacinas contra HPV na região

Vacinas já estão disponíveis nos postos de saúde dos sete municípios atendidos pela Regional de Saúde

Meninos que tem idade entre 12 e 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV nos postos de vacinação de toda região. A inclusão do grupo de meninos nesta idade entrou em vigor no início deste ano.

A Gerência Regional de Saúde de Canoinhas destaca que já foram distribuídas 2,5 mil doses dessa vacina para os sete municípios atendidos (Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Matos Costa, Major Vieira, Porto União e Três Barras).

O gerente regional de Saúde Antônio Gilberto de Carvalho explica também que não há uma data definida para a vacinação. “A vacina já está liberada para as meninas, e neste ano temos a inclusão dos meninos entre 12 e 13 anos, mas por enquanto a procura é baixa, por isso estamos aguardando o retorno das aulas, para que nossa equipe possa fazer a divulgação para esse público dentro das escolas”.

Sobre a vacina para meninos

Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos (Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá) mostram que a inclusão contribui para diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria. A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.