Gerência de Saúde de Canoinhas capacita agentes comunitários de saúde para combate a dengue. Major Vieira enviou agente de endemias

Com o objetivo de treinar os agentes de endemias para que atuem com um olhar mais criterioso a campo, foi realizada nesta segunda-feira, 28, no auditório da gerência de Educação de Canoinhas a capacitação com os municípios de abrangência da Regional de Saúde.

A bióloga Cristina Brandes Grosskopf explica que por serem os agentes de endemias que estão em contato direto com a população, as informações recebidas por eles durante o curso serão remetidas a população de forma mais rápida e eficaz. “Dessa forma todos contribuem para as ações de controle do Aedes aegypti nos municípios atendidos pela nossa Regional”, destaca.

Frente tais informações, as atividades dos programas municipais de controle da dengue devem ser mantidas e intensificadas durante os meses de novembro desse ano até março de 2017. Este período é considerado o de maior risco para transmissão das três doenças e que irá coincidir com o período de transição na administração dos municípios catarinenses que tiveram um grande índice de renovação em suas prefeituras. Visando minimizar esse risco, a bióloga Cristina Brandes Grosskopf, do setor de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica Gerência de Saúde de Canoinhas promove o curso de capacitação de agentes de campo para atuarem diretamente no programa de controle a dengue. Estão participando os agentes de endemias, estagiários e coordenadores municipais dos municípios de Porto União, Matos Costa, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Major Vieira.

Além desse evento, ocorrerá no próximo dia 9 de dezembro o conhecido Dia “D”, que mobilizará todo o país, com ações para lembrar que toda sexta-feira é dia de eliminar focos no mosquito. A campanha traz como foco “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.

O gerente regional de Saúde, Antônio Gilberto Carvalho também destaca que uma campanha de mídia já foi deflagrada no estado para lembrar a população sobre as atitudes que devem ser tomadas no dia a dia, em casa e no ambiente de trabalho, para eliminar recipientes que possam acumular água, manter as caixas d´água e cisternas vedadas. Todos devem realizar a limpeza semanal daqueles locais que podem se tornar potenciais criadouros, como por exemplo, as calhas”.

Sobre a Dengue em SC

Santa Catarina está há 13 semanas sem transmissão autóctone de dengue, ou seja, nenhum novo caso foi confirmado no Estado nesse período. De acordo com o último Boletim Epidemiológico (31/2016), 4.356 casos de dengue foram confirmados entre 1º de janeiro e 22 de outubro. Desses, 3.977 eram autóctones, 278 importados e 101 estão em investigação de Local Provável de Infecção (LPI). Esses dados representam um aumento de 18% em relação aos 3.273 casos autóctones confirmados em 2015 no mesmo período. Em relação aos focos do mosquito Aedes aegypti, foram identificados 6.326 focos, em 133 municípios até o momento. Neste mesmo período em 2015 tinham sido identificados 5.966 focos em 111 municípios. De acordo com o último boletim, conforme informações sobre o Local Provável de Infecção (LPI), existe a confirmação de transmissão autóctone de dengue em 27 municípios de Santa Catarina: Balneário Camboriú, Bom Jesus, Brusque, Caibi, Chapecó, Coronel Freitas, Descanso, Florianópolis, Guaraciaba, Guatambu, Itajaí, Joinville, Itapema, Itapoá, Maravilha, Modelo, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Quilombo, São José do Cedro, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Saudades, Serra Alta, União do Oeste e Xanxerê.