Reunião do CDR em Major Vieira aprova mais de R$ 1,2 milhão em investimentos para região

Realizada na câmara de vereadores de Major Vieira na tarde desta quarta-feira (21), a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) Canoinhas, aprovou mais de R$ 1,2 milhão em investimentos para os municípios de Porto União, Três Barras e Major Vieira.

Major Vieira apresentou cinco projetos. Na área de infraestrutura foram solicitados R$ 350 mil para aquisição de uma escavadeira hidráulica; e mais R$ 200 mil para recuperação da malha viária. Já na área de esporte e lazer foram solicitados R$ 150 mil para reforma do ginásio de esportes central. Para área da agricultura foram solicitados R$ 14 mil através do Fundo de Desenvolvimento Rural para instalação de rede de pastagens perenes, a agricultura do município. Outros R$ 406.515,00 foram solicitados na área de tecnologia e informação para a implantação do Projeto Piloto em Comunidades Rurais Digitais.

Durante sua fala o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, agradeceu mais um grande investimento do Governo do Estado para seu município. Inicialmente dez municípios do estado receberão a Internet Rural, e Major Vieira está incluído nesse projeto. “Estamos muito felizes com mais essa conquista para nosso município, que também atenderá Bela Vista do Toldo e Monte Castelo, dando a oportunidade de acesso a internet até nas comunidades mais distantes desses municípios”.

Secretário regional destacou a aprovação dos importantes projetos para toda região e enfatizou também a inclusão digital para comunidades rurais. “São grandes conquistas em diversas áreas, e a internet para nosso interior é de extrema importância, pois todos precisam estar inseridos na era digital atualmente. Nossa região está sendo mais uma vez valorizada e lembrada, só temos a agradecer ao governador”, finalizou Martin.

Sobre tempo na região e cadastro do CAR

Ainda durante reunião, o coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski explanou aos prefeitos, conselheiros e comunidade presente na reunião, a situação atual dos municípios, devido as fortes chuvas que assolam a região nos últimos dias. Edson apresentou dados oficiais da Defesa Civil Estadual e da Epagri/Ciram, bem como apresentou número de desabrigados e desalojados na região até essa quinta-feira, 21.

Três Barras é o município que mais sofre com as chuvas. São 48 famílias desabrigadas (nos abrigos do Caic e Extensão I) e mais seis famílias desalojadas no município. Canoinhas tem duas famílias desalojadas, e Porto União conta com cinco famílias desabrigadas e uma deslojadas. Devido as fortes chuvas previstas para os próximos dias, esse número tende a aumentar ainda mais.

Já o engenheiro agrônomo da Epagri, Gilberto Neppel, destacou o trabalho que está sendo realizado na região, com a capacitação de pessoas interessadas em aprender sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). No dia 16 de outubro foram capacitados estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade do Contestado – Campus Canoinhas, e nessa quinta (22), mais interessados dos municípios participam da capacitação com Gilberto, no Centro de Educação Profissional Vidal Ramos, em Canoinhas. O engenheiro agrônomo ainda destacou aos presentes na reunião que todos os cadastros devem ser realizados até maio de 2016. Em Santa Catarina, cerca de 30% já estão cadastrados, e na região de Canoinhas cerca de 40% de cadastros já foram realizados.